Mercado brasileiro de ebooks em alta

O ano de 2012 chegou ao fim e os rumores se tornaram verdade: a Amazon lançou sua loja Kindle no Brasil.

O Brasil está vendo um crescimento explosivo nos ebooks. Em pouco menos de 6 meses o número de títulos disponíveis no mercado brasileiro cresceu de 11.000 para 16.000. Embora ainda pequeno, este pode ser considerado um crescimento impressionante, algo não visto nem mesmo no mercado dos Estados Unidos.

Falando nisso, a Amazon ainda está atrasada em relação ao mercado geral de ebooks para o idioma Português. Apenas oferece 6 mil ebooks em Português no Brasil, e cerca de 1200 são títulos de domínio público. Essa é uma ligeira melhoria em relação a abril de 2012 quando havia 4.800 títulos em Português na Loja Kindle. (A loja Nook, em comparação, tem atualmente 2.200 títulos.)

O que também é interessante é a quantidade de títulos duplicados de domínio público na loja Kindle. Essa é uma prática que a Amazon começou oficialmente a desencorajar em 2010 e novamente em maio de 2012. Mas parece que eles ainda estão fazendo vista grossa para os títulos duplicados em Português. Eu não vou especular sobre isso, mas é um detalhe a considerar.

Note-se também que o aumento da seleção na loja Kindle não é tão boa quanto as lojas locais, algumas das quais impulsionaram a seleção em 40% ou mais. Claramente, eles estão antecipando o crescimento do mercado.

Na primavera de 2012, 70% ou mais dos brasileiros não sabe o que é um ebook e nem o que você fariam com ele. Após o lançamento da Loja Kindle no Brasil espera-se que estes dados mudem.



Comente