Bancos de imagens gratuitas

Um dos requisitos importantes na criação de um e-book é a inserção de imagens para complementar o conteúdo do livro. Estas imagens, se bem escolhidas, podem complementar a mensagem do texto.

Aqui estão 4 indicações de bancos de imagens gratuitas e pagas para usar não apenas como imagens internas, mas também para as ilustrações das capas. Obviamente essas imagens devem ser utilizadas de acordo com as respectivas licenças. Para mais indicações de sites de bancos de imagens gratuitas clique em Bancos de Imagens.

Bancos de imagens gratuitas: Pixabay e Creative Commons

Pixabay é um banco de imagens de alta qualidade. E o melhor de tudo … é grátis. Através de seu navegador você pode encontrar imagens de todos os tipos. Algumas delas de alta qualidade. As imagens de Pixabay são, em sua maioria, de domínio público, ou seja, o autor nos deu todos os direitos sobre o uso da imagem. Assim, Pixabay é um dos bancos de imagens perfeitos quando se trata de obter imagens para nossos livros.

Outras imagens gratuitas podem ser obtidas através do site Creative Commons, um mecanismo de busca que permite pesquisar várias imagens da Web com licenças Creative Commons. Estas licenças permitem a utilização de imagens, algumas delas até para fins comerciais. Porém, é aconselhável dar créditos ao autor da imagem.

Bancos imagens pagas:
Shutterstock e Fotolia.

Em outras ocasiões você pode necessitar de imagens mais específicas e, por isso, deve recorrer a um banco de imagens de alta qualidade. Os melhores e mais baratos bancos de imagens de qualidade profissional são: Fotolia e Shutterstock.

Ambos facilitam a pesquisa de milhares de imagens com uma qualidade profissional. Claro, qualidade tem um preço. Fotolia, por exemplo, vende uma imagem média a partir de 50 centavos de dólar (algo em torno de R$1,16 nestes primeiros dias de janeiro de 2014). Já o site Shutterstock tem vários planos e preços a partir de US$49,00, com direito a 5 downloads. Geralmente o tamanho médio é mais que suficiente.

A princípio pode parecer caro, mas usar uma foto profissional na capa de um livro atrai compradores, pois a qualidade da capa é essencial quando se trata de venda de livros. Nesse sentido, Fotolia e Shutterstock são duas ferramentas essenciais.