Criando um ebook Kindle com Calibre

Existem muitas maneiras para se criar um ebook. Aqui vamos descrever os passos básicos para você converter os originais de seu ebook do Word para mobi usando a ferramenta gratuita Calibre.

Calibre é um programa gratuito que você instala em seu computador. Este programa possui versões para os sistemas operacionais Windows, OS X (Apple) e Linux.

Você pode fazer o download gratuito no endereço:

http://calibre-ebook.com

Você vai converter o manuscrito de seu ebook (normalmente composto em Word for Windows) em um arquivo denominado Mobi. Este é o formato de arquivo utilizado pelos leitores e aplicativos Kindle (embora o sistema de publicação interno da Amazon utilize um arquivo de extensão diferente, denominado AZW).

A principal vantagem de você criar seu próprio arquivo Mobi é que você pode vender seu ebook em seu site ou enviá-lo de presente, por exemplo, por email. Qualquer pessoa com um dispositivo de leitura ou aplicativo Kindle poderá lê-lo.

Então, assumindo que você já concluiu o texto de seu ebook no formato para Word (.doc ou .docx) e que você também já tenha feito o download e instalado o Calibre em seu computador, vamos ver os passos necessários para realizar a conversão Word para Mobi. As instruções apresentadas aqui são gerais, por isso, para obter ajuda extra consulte a última versão do Calibre, pois este programa está sempre sendo atualizado.

1) no Word, como seu manuscrito aberto e salvo, selecione Salvar Como e Página da web, Filtrada (*.htm; *.html). Isto vai criar um arquivo com a extensão .htm. Se seu manuscrito tiver imagens, isto criará uma pasta contendo todas as imagens usadas no seu ebook. Tanto o nome da pasta e do arquivo *.htm corresponderão ao no do arquivo original do Word (*.doc).

2) agora você deve compactar tanto o arquivo com extensão .htm e a pasta contendo as imagens em uma pasta zipada. Se você está usando um PC, então, pressione a tecla Control (Ctrl) e selecione a pasta e o arquivo .htm (se seu ebook não contiver imagens, basta selecionar o arquivo .htm). Com a pasta e arquivo selecionados, posicione o mouse sobre o arquivo .htm e clique no botão direito do mouse, escolha Adicionar para o Arquivo e escolha Formato do Arquivo .zip e compacte-os usando o programa de compactação WinRAR. Você acaba de criar um arquivo com extensão .zip com o mesmo nome do arquivo .htm. Você pode usar outros programas de compactação, se desejar.

3) com o Calibre aberto, selecione Adicionar Livros no canto superior esquerdo da interface do programa e, em seguida, clique em Adicionar de um Diretório. Então, encontre o arquivo .zip recém-criado e selecione-o. Em seguida, clique em Abrir, no Calibre. Com este passo o Calibre carregará o arquivo .zip.

4) Em seguida, selecione o título do livro (que deve estar aparecendo na área de trabalho do Calibre), clique no botão Editar Metadados e Editar Metadados Individualmente. Na janela que se abre, você deve editar o título do livro e o nome do autor, se necessário. Você também poderá fazer o upload da capa do livro clicando em Navegar, sob a aba Mudar a Capa. Clique em Ok quando terminar.

Converter ebooks com calibre

5) Agora você está pronto para fazer a conversão. Selecione o título do livro na área de trabalho do Calibre e clique na pequena seta do lado direito do botão “Converter Livros” (no menu superior do Calibre é o 3º ícone da esquerda para a direita). Clique em Converter individualmente.

No canto superior esquerdo (da janela que se abre) há um menu que mostra várias opções de formatos de entrada (na imagem abaixo o formato de entrada é EPUB. Mas você deve escolher zip).

E, no canto superior direito, há um menu que mostra várias opções de formatos de saída. Escolha Mobi e clique em Ok. O Calibre dará início ao processo de conversão. Em seguida, quando a conversão estiver concluída, você notará que uma nova pasta aparecerá no lado direito da tela do Calibre com a extensão Mobi. Clique em Clique para Abrir para acessar a pasta. O ícone Mobi é um arquivo azul com a extensão .mobi.

epub para mobi
ePUB para mobi

 

Você poderá, então, carregar este arquivo mobi em um dispositivo ou aplicativo Kindle para ver como ficou seu ebook.



3 comentários em “Criando um ebook Kindle com Calibre

  1. Não sei qual é o problema, mas ao converter para Mobi usando o Calibre não mostra as imagens, só fica um ponto de interrogação. Fui converter o mesmo ebook online para Mobi e abri depois no Calibre e ae sim mostrou todas as imagens. O que há de errado?

    Responda

Comente