Os 6 mais populares formatos de e-book

(Atualizado em: 31 de julho de 2015)

EPUB

O formato ePub é um formato aberto projetado pelo Open eBook Forum e desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum. Baseado em XHTML e XML, o formato ePub foi desenvolvido com a intenção de ser tanto um formato de usuário, como um formato de arquivo. Exemplos de software que podem abrir este formato são:

  • EPUBReader um Firefox add on
  • Adobe Digital Editions
  • QuickReader

Entre os dispositivos que podem abrir este arquivo estão o iPhone, iPod Touch, iPad, leitores Sony, Kobo, Nook e diversos aplicativos.

AZW

Este é o formato Amazon usado exclusivamente pelo Kindle. É basicamente um formato MOBI que usa uma opção de alta compressão. Como diversos aplicativos do Kindle foram lançados para outros dispositivos além dele, os arquivos no formato AZW também podem ser abertos em smartphones (iPhone, celulares com Android e BlackBerry), computadores (Mac e PC) e comprimidos (iPad, tablets Android e Windows 8 ).

LIT

Este é um formato de e-book desenvolvido para o software Microsoft Reader. É nativo para os dispositivos PocketPC e Windows Mobile e também pode ser encontrado em PCs e no eReader Hanlin. No entanto, os conteúdos em formato LIT foram interrompidos a partir de novembro de 2011, enquanto que o download do software Microsoft Reader foi encerrado no final de agosto de 2012. Contudo, os usuários ainda podem usar o Microsoft Reader em seus aparelhos, mas não podem adicionar novos conteúdos.

PDF

O Portable Document Format foi criado pela Adobe para seus produtos Acrobat. Este é um formato de e-book muito popular já que o suporte de software para esse formato existe para uma série de dispositivos. Exemplos de visualizadores de PDF são:

  • o Adobe Reader
  • Foxit Reader
  • Nitro leitor de PDF
  • PDF-XChange Viewer
  • Xpdf e muitos outros

A maioria destes é gratuito. Uma desvantagem desse formato é que o conteúdo em PDF é geralmente dimensionado para o tamanho A4 ou carta, o que o torna ilegível, quando reduzido, nas pequenas telas de smartphones.

ODF

ODF significa OpenDocument Format. É um formato de arquivo baseado em XML. É o formato padrão para o OpenOffice, que está se tornando uma alternativa popular para o Microsoft Office.

MOBI

É o formato e-book usado pelo Mobipocket Reader. O MOBI foi originalmente desenvolvido como uma extensão do formato PalmDoc. Ele pode ser lido usando o software de leitura de MobiPocket, que pode ser instalado em diversos PDAs e smartphones. Contudo, há limitações para o formato MOBI. Por exemplo:

  • os tamanhos de imagens não podem ser redimensionados com o tamanho da fonte;
  • tabelas são exibidas de forma diferente em diversos leitores, especialmente se a tabela abrange mais de uma tela;
  • e há uma ausência de suporte para tabelas aninhadas.

Diversos leitores podem abrir arquivos MOBI como, por exemplo, o Stanza, FBReader, Kindle para PC e Mac e o STDU Viewer.

Uma coisa que um usuário de e-books deve saber é que os formatos podem ser desprotegidos ou protegidos por um invólucro de gerenciamento de direitos digitais (DRM). O DRM, que é usado como uma ferramenta anti-pirataria para proteger autores, pode impedir a abertura de um arquivo de e-book, mesmo se o formato for compatível com o seu leitor.



Comente