O que é o KDP (Kindle Direct Publishing)

A Amazon é uma das maiores empresas do mundo. Usando a ferramenta de auto-publicação da Amazon KDP (Kindle Direct Publishing) você pode atingir um grande público. O Amazon KDP conecta você diretamente ao seu público através de um processo de auto-publicação bem simples. Esta ferramenta de auto-publicação é usada por milhares de autores independentes em todo o mundo.

O que é o Amazon KDP (Kindle Direct Publishing)

O Amazon KDP permite que você publique seus ebooks de forma independente na loja da Amazon Kindle. Isto significa que você pode fazer alterações em seu ebook a qualquer momento e o distribua globalmente. Uma das grandes vantagens é que a publicação leva menos de cinco minutos e seu ebook aparece na Amazon (para venda) no prazo de 24 horas. O processo é simples o suficiente para que um novato possa fazê-lo sem problemas.

Além disso, você pode ganhar até 70% de direitos autorais e publicar em português, inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e japonês. Você publica diretamente na plataforma Kindle: com isso, seu ebook estará disponível em dispositivos e aplicativos Kindle sem a necessidade de convertê-lo manualmente.

Quem deve usar o Amazon

Você deve usar a plataforma de auto-publicação Amazon KDP se:

  • você está procurando uma empresa conceituada, que atrai um monte de clientes diariamente e tem a capacidade de publicar seus ebooks diretamente para os melhores dispositivos de leitura de ebooks do mercado. As vendas de dispositivos Kindle superam as dos concorrentes. Milhares de vendas ocorrem diariamente.

 

Contudo, tenha sempre em mente que o Amazon KDP é apenas uma plataforma. Você ainda será responsável por todas as técnicas promocionais e de marketing de seu ebook.

É verdade, que a própria Amazon oferece algumas opções de marketing para os autores, mas é preciso avaliar de perto estas opções para ver se satisfazem as necessidades de promoção e marketing de seu ebook. Por exemplo: se você se inscrever para o KDP Select, você poderá oferecer seu ebook gratuitamente por até 5 dias, o que pode gerar um impulso inicial nas vendas.

Amazon: principais características

A principal característica que muitas vezes é mencionada nos comentários sobre o Amazon KDP é a capacidade de publicar diretamente para dispositivos Kindle (incluindo aplicativos móveis) e fazer isso rapidamente. Quando uma pessoa toma a decisão de auto-publicar seus ebooks, geralmente querem que o processo seja rápido e fácil. Com o Amazon KDP elas conseguem isso. Posso garantir que o Amazon KDP publica ebooks mais rápido do que qualquer uma das outras plataformas de auto-publicação no mercado.

Além disso, vender o seu ebook no Amazon KDP fornece um grande impulso de credibilidade ao seu livro. Os dispositivos de leitura de ebooks Kindle estão no topo das vendas eReaders há alguns anos. Ter seu ebook publicado no Amazon KDP é mais um fator para a credibilidade de um autor.

Como afirmei antes, você também tem a capacidade de se inscrever no Programa KDP Select. Este permite que você alcance os leitores de todo o mundo e ganhe mais royalties para vendas para clientes no Brasil, Japão e Índia. Você pode colocar seu livro grátis para os leitores em todo o mundo por um tempo limitado (5 dias para cada 90), o que atrai mais leitores e faz com que se crie um boca-a-boca sobre o seu ebook.

Vantagens da Amazon

O processo de auto-publicação do Amazon KDP é fácil e rápido. Há instruções passo-a-passo no site da Amazon (e em algumas postagens em nosso site).

A Amazon converte todo o conteúdo do seu ebook de maneira automática. Demora cerca de cinco minutos para ter seu livro convertido em um e-book. Em 24 horas o seu ebook estará disponível para o mundo. O Amazon KDP também oferece conversão móvel de modo que você pode alcançar as pessoas que não possuem um Kindle, mas têm um aplicativo Kindle em seus smartphones, tablets, notebooks etc.

A tabela de royalties também é flexível. Você pode optar por reter 70 ou 35 por cento. Essas duas opções de royalties vêm com diferentes custos e benefícios. A opção de royalty de 70% geralmente vem com maiores opções promocionais.

Além disso, a menos que você opte por usar o KDP Select, você ainda pode publicar e vender seu livro em outras livrarias e plataformas de auto-publicação online. O KDP Select requer exclusividade por 90 dias. Depois disso (caso não renove a opção), você pode vender seu livro on-line em qualquer lugar que você escolher.

Desvantagens da Amazon

A maior desvantagem do programa Amazon KDP é também seu maior benefício: o foco na plataforma Amazon. As ferramentas e os processos de conversão e desenvolvimento têm por foco a visualização do ebook apenas para dispositivos e aplicativos Kindle.

Amazon: opções de preços

A Amazon é uma excelente empresa para se fazer parcerias, especialmente quando você quer apenas comercializar seus livros. Por exemplo: você pode associar o programa KDP com outros serviços de auto-publicação da empresa. Um desses serviços permite que autores vendam seus ebooks e suas cópias impressas.

Não custa nada para começar a publicar com o Amazon KDP.

Conclusão

O programa Amazon KDP é eficaz e rápido. A Amazon é uma grande e conceituada empresa. Mas é preciso lembrar que o programa KDP não inclui a conversão para outros formatos de ebook (ePub, por exemplo). Se você está esperando mais do que um pacote de conversão exclusivamente para Kindle, você vai se decepcionar.

Mas quando você percebe o que Amazon KDP pode oferecer, você terá uma compreensão muito melhor do produto e, provavelmente, estará satisfeito com o resultado.




4 comentários em “O que é o KDP (Kindle Direct Publishing)

    1. Sim, é possível.
      Claro, você deve possuir os direitos de tradução para obras que não estejam em domínio público.
      Para as de domínio público também é possível. Mas creio que a Amazon só vai pagar royalties de 35%., em ambos os casos.

      Responda
  1. Quero transformar em E-book um pequeno romance que publiquei em 2007 ou 2008 não recordo agora.
    Tenho o PDF pronto, mas estou atualizando e gostaria de publicar em e-book. Como funciona para fazer isto via KDP, formatação e custo?

    Responda

Comente