Quais são os principais formatos e-book?

A meu ver, dos inúmeros formatos de ebook existentes no passado, atualmente há apenas dois:

  • MOBI e suas versões: os mais importantes, em termos de vendas, são o(s) formato(s) Kindle para a Amazon. São eles: mobi, prc, AZW e agora (atualizado em 2014) azk. Popularmente, eles são chamados de “mobi” pela maioria das pessoas;
  • ePUB é utilizado pela Apple, o Adobe Digital Editions, Nook, Google Editions, Diesel, Kobo e a maioria dos leitores com base Droid. O ePUB permite maior flexibilidade nos projetos em comparação com o mobi, já que usa um nível mais avançado de html.

Os dois outros formatos, Palm e .LIT (que foi a tentativa da Microsoft de entrar no mercado de e-books), realmente não são mais suportados por um número significativo de leitores. O Palm utiliza um monte de formatos que aparecem como arquivos PRC ou PDB em computadores regulares.

Não se deixe enganar por aquelas empresas que oferecem “a conversão para todos os 6 formatos”. Isso é papo furado. Atualmente, no mercado, você precisa de dois formatos e apenas dois: MOBI e EPUB. Como eu disse, o primeiro abrange a Amazon e o segundo, literalmente, todos os demais varejistas (livrarias online) de ebooks.

As empresas que oferecem esse tipo de conversão para “todos os formatos” utilizam, muito provavelmente, auto-conversores. Ou seja, seu ebook será convertido automaticamente por meio de um programa (provavelmente gratuito) que você mesmo pode baixar na Internet.

Nossos serviços de conversão, por outro lado, são manuais.

Solicite  orçamento   gratuito.



Comente