eBooks infantis

Ebooks de layout fixo são muito populares atualmente, tanto para ebooks de receitas e livros didáticos, como especialmente para livros infantis ou de não-ficção.

Ao contrário dos arquivos de ebook com layout fluido padrão, os de layout fixo mantêm o mesmo layout de página e design tal como os livros impressos e, às vezes, podem conter melhorias que os tornam mais interessantes e interativos.

Ebooks de layout fixo não são PDFs e, por isso, nunca devem ser criados a partir de imagens planas de cada página. Os ebooks de layout fixo são arquivos totalmente funcionais, baseados em HTML. No entanto, os estilos e layouts específicos utilizados nestes arquivos não são fluidos como os arquivos de ebooks padrão.

A seguir, vamos discutir as especificações dos livros eletrônicos fartamente ilustrados que se destinam ao público infantil.

Uma Visão Geral

Ebooks infantis são o tema do momento no mundo da edição, não só entre os editores, mas também entre os autores. Muitos autores independentes estão escrevendo e ilustrando os seus próprios livros e obtendo bons rankings de vendas.

Este interesse em ebooks infantis tem sido impulsionado, em grande parte, pelas melhorias que são possíveis fazer em muitos dos formatos de ebook destinados às crianças. Narração de áudio e animações podem adicionar muitos atrativos para um ebook infantil e proporcionar um melhor preço de venda.

As mudanças no mercado de ebooks ocorrem muito rapidamente, de modo que estar atualizado com tudo o que acontece é algo difícil de fazer. Neste post vou abordar o básico do que é possível fazer com os formatos de layout fixo para ebooks destinados às crianças.



Kindle de layout fixo

O Kindle Format 8 (KF8) da Amazon tem uma opção de layout fixo que funciona muito bem para ebooks infantis.

Embora o formato Kindle para ebook infantis não permita dar zoom em toda a página, isso normalmente não é necessário em ebooks infantis. O formato tem uma opção de ampliar uma região ou área, o que permite que o leitor veja o texto em um tamanho de fonte maior em uma caixa de pop-up. Essa característica de ampliação de regiões também pode ser utilizada para outros fins, tal como fazer com que elementos das imagens saltem para fora do pano-de-fundo. Aqui estão alguns capturas de tela deste tipo de ampliação de texto em ação.

livros-infantis-1

 

livros-infantis-2

Infelizmente, o formato de ebook para crianças da Amazon atualmente não tem uma opção de narração em áudio.

Considerações

Os ebooks para crianças são capazes de lidar com muitas características de design. É uma boa ideia considerar esses elementos enquanto você planeja e desenvolve seu ebook:

  • as fontes que você eventualmente usou em seu livro impresso podem ou não ser incorporadas aos arquivos da versão ebook. Você vai precisar se certificar de que possui a licença para uso dessas fontes e, se necessário, escolha fontes alternativas para os arquivos de seu ebook;
  • animações e interatividade são maneiras divertidas e interessantes de melhorar seu ebook destinado ao público infantil. Embora o suporte dos dispositivos de leitura seja limitado (atualmente), essas características tornam seus ebooks ainda mais atraentes para este público. Se você tem uma ou duas pequenas animações, elementos interativos ou algo parecido com isso em todas as páginas, esses elementos envolverão o pequenos leitores;
  • mídia incorporada pode ser usada em alguns casos para melhorar a experiência dos leitores. Mais uma vez, o suporte dos dispositivos de leitura está atualmente limitada. Mas se você já tiver conteúdo de vídeo que gostaria de acrescentar ao ebook, então esta pode ser uma boa opção;
  • a Amazon permite que ebooks infantis sejam submetidos através dos seus canais normais. A Apple e a Barnes & Noble, não. Já a Sony e o Google não têm uma exigência específica de upload, mas recomendo entrar em contato com a equipe técnica antes de fazer o upload (por garantia). Alguns distribuidores não têm a capacidade de lidar com certos títulos de livros eletrônicos infantis.

Sistemas de leitura

Para compreender mais facilmente quais sistemas de leitura têm suporte ou não, consulte a tabela seguinte:

Tabela de ebooks infantis



Comente