5 dicas rápidas para formatar ebooks Kindle

Um dos requisitos para que um autor obtenha sucesso no Amazon Kindle é ter seus ebooks formatados corretamente. Ebooks mal formatados geram devoluções por leitores insatisfeitos. As pessoas não os querem ler.

Embora muitos autores simplesmente enviem um documento não devidamente formatado para a plataforma Amazon Kindle Direct Publishing, é muito melhor se você realizar a formatação por si mesmo e fazer o upload dos originais. Desta forma, você irá garantir que seus ebooks serão formatadas profissionalmente.

Aqui estão 5 dicas e truques que vão garantir uma formatação básica para Kindle:



Dica 1: Use o Microsoft Word para criar os originais do livro

O Microsoft Word é uma ótima ferramenta para usar, porque é extremamente fácil de formatar. Mas evite salvar o seu conteúdo em formato RTF (.rtf) ou DOCX (.docx), pois eles não convertem bem para Kindle.

Dica 2: Faça quebra de página para cada novo capítulo ou título

Os dispositivos de leitura de ebooks, como o Kindle, não possuem “páginas”, porque as “páginas” mudam de acordo com o tipo de fonte que o leitor escolhe. Coloque uma quebra de página após cada capítulo para que eles sejam claramente segmentados. Para inserir uma quebra de página no MS Word, use ‘Control’ + Enter. Além disso, não insira números de páginas nos originais do livro.

Dica 3: verificação ortográfica

As pessoas podem solicitar o reembolso do valor de livros Kindle, comprados na Amazon, até 7 dias após a data da compra. E, muitas vezes, não precisam sequer justificar o pedido de reembolso. Quando os leitores encontram erros em um ebook, certamente vão solicitar reembolso. Assim, para garantir que o seu ebook tenha uma boa formatação e aparência, lembre-se de usar a ferramenta de verificação ortográfica.

Dica 4: Use características de layout simples

Marcadores no WordOs seguintes recursos do MS Word convertem bem para ebooks Kindle: indentações, negrito, itálico, sublinhado e títulos.

Porém, evite o uso de marcadores, cabeçalhos e rodapés. Evite também usar tabelas, pois elas não convertem bem.

Dica 5: Imagens

Não use o recurso do SmartArt graphic para imagens. Utilize ferramentas online gratuitas como PicMonkey.com. Você pode usar imagens no formato .jpeg, pois estes arquivos podem ser redimensionados facilmente (use larguras das imagens em torno de 600 a 800 pixels). Além disso, você não precisa se restringir a imagens em preto e branco. Os leitores que usam aplicativos Kindle gratuitos para PC, MAC, iPad, iPhone e Android podem ver imagens coloridas.

Com essas dicas espero que você tenha:

• menos frustrações com problemas de formatação;

• menos rejeições da Amazon;

• custos reduzidos se necessitar contratar serviços terceirizados para obter ebooks com formatação simples;

• um ebook Kindle com uma melhor aparência para todos os seus leitores;

• uma melhor experiência de leitura para seus leitores e que estes possam continuar comprando seus livros Kindle.



Um comentário em “5 dicas rápidas para formatar ebooks Kindle

  1. Bom o site, tem ajudado bastante. Segui à risca as orientações, mas a Amazon negritou boa parte do conteúdo do meu livro (é possível encontrar um parágrafo inteiro negritado já no final da amostra grátis). O que poderia estar acontecendo? Usei o LibreOffice na edição do livro.

    Responda

Comente