Avaliações positivas ajudam a vender ebooks?

Avaliações ou resenhas positivas de fato ajudam a vender ebooks? As opiniões estão divididas quanto a isso.

Algumas pessoas têm algumas avaliações positivas, mas ainda não fizeram nenhuma venda sequer. Embora muitas avaliações positivas não garantam que um ebook seja um sucesso de vendas, é difícil encontrar um autor ou editor que negue estar sempre buscando modos de obter boas avaliações para suas obras.

Além disso, há evidências de que avaliações positivas tornam um ebook mais fácil de ser encontrar no algoritmo da Amazon. Quanto mais avaliações positivas de 4 ou 5 estrelas um ebook possuir, melhor. Na verdade, conseguir avaliações (positivas ou negativas) é um desafio por si só.



Evidentemente, o ideal é que você obtenha avaliações positivas (de preferência antes do lançamento do ebook). Eu concentro todos os meus esforços, na tentativa de obter quantas avaliações eu puder, durante os dias promocionais de meus ebooks. Todos as avaliações que eu obtiver serão consideradas “Compra Verificada”.

A única meta para estes dias promocionais é obter avaliações. Para isso, a primeira coisa que faço é compilar uma lista dos meus potenciais avaliadores ou resenhadores. Quem e como entrar em contato com eles? Há muitas pessoas das quais você pode solicitar avaliações:

  • Resenhadores. Pesquise o site da Amazon ou qualquer outro site de revisão em busca de resenhadores que avaliam ebooks semelhantes ao seu. Clique no nome de usuário e verificar o perfil de cada um deles em busca de informações de contato;
  • Comentadores. Solicite a revisão dos principais colaboradores da Amazon;
  • Facebook. Existem alguns grupos no Facebook onde você pode encontrar resenhadores. Cada grupo tem seus próprios termos. Certifique-se de os ler para que não viole as regras do grupo;
  • Blogueiros. Você pode procurar blogs que sejam específicos para o seu tópico ou solicitar avaliações de blogueiros que avaliar seu ebook;
  • Busque no Google por “(o tópico do seu ebook) blog” para encontrar blogs específicos para o tópico do seu ebook. Embora o Google Blog Search já não exista mais, você pode tentar encontrar blogs em outros mecanismos de busca para encontrar blogueiros que postam temas relacionados ao tópico do seu ebook. Mas é bom lembrar que blogueiros, normalmente, têm suas caixas de email inundadas com pedidos deste tipo. Eles só irão avaliar ou comentar ebooks se os considerarem interessantes. Por isso, certifique-se de verificar por quais gêneros determinado blogueiro mais se interessa, ​​antes de submeter um pedido de avaliação.

Ao entrar em contato com um blogueiro você pode economizar muito tempo, verificando se o blog está, de fato, em atividade. Se o post mais recente do blog datar de 2011, então este blog não é adequado, pois pode estar desativado.

Outra opção é procurar por fóruns relacionados ao tópico do seu ebook. Busque no Google por “(o tópico do seu ebook) fórum” para encontrar um fórum adequado. O seu gênero específico do seu ebook pode estar em área mais interna do fórum. Por isso, publique na área correta do fórum. Observe que as pessoas em fóruns podem ser brutais (bem como muito amáveis e prestativas). Leia alguns tópicos para ter uma ideia do ambiente do fórum antes de pedir para ter sua obra avaliada.

Depois que listar os potenciais avaliadores ou resenhadores, crie uma mensagem solicitando uma avaliação. Aqui está um exemplo de um email muito simples:

Olá ________, (Comece com uma frase explicando como você encontrou a pessoa e por que você está estrando em contato. Deve haver algum tipo de conexão que você pode destacar.) Me deparei com seu blog sobre Filosofia. Recentemente, lancei um ebook sobre a metafísica cartesiana que acho que você poderia estar interessado em avaliar. O ebook está em promoção por apenas um dia (segunda 27 de novembro). Vai estar grátis e acho que você realmente vai gostar. Se você considerar a informação útil, então eu agradeceria muito se você adicionasse a sua avaliação ao seu blog, o que realmente ajudaria a divulgar o tema. Obviamente, não há nenhuma obrigação em avaliar. Obrigado por sua consideração. Abaixo está uma pequena descrição: (Inclua uma descrição e link para seu ebook).

 



Comente