Outras plataformas para publicar seu eBook

Muitos podem perguntar: “A Amazon é o único lugar onde se pode publicar um ebook?”

A resposta é não, pois há muitas outras alternativas, embora nenhuma supere a facilidade e a receita que a Amazon paga aos seus autores. De qualquer forma, é bom saber quais são algumas dessas alternativas:

  • Saraiva: mais focada no formato físico de livros tradicionais. O processo de publicação digital é mais complicado do que parece.
  • Kobo Livraria Cultura: uma plataforma muito interessante, mas você precisa de um ISBN exclusivo para livros digitais. Os dispositivos de leitura Kobo possuem péssimas avaliações de clientes no próprio site da Cultura. Além disso paga royalties apenas duas vezes por ano.
  • Google Play: uma alternativa muito interessante e um enorme mercado, acessível a qualquer pessoa com um smartphone com Android. No entanto, se destina a promover grandes obras com renomadas editoras para trás. Eu não acho que um autor independente deva focar nesta plataforma.


Por que escolher a Amazon?

Não há melhor alternativa para publicar seu ebook exceto a Amazon Kindle. Vou dar algumas razões:

  • A Amazon facilita as coisas: ao contrário de outras plataformas, a Amazon vai facilitar as coisas quando você publicar seus ebooks. A Amazon quer ser (e é) o maior mercado de ebooks on-line do planeta;
  • Promoções: a Amazon tem até 4 tipos de promoções para aumentar a visibilidade dos seus ebooks: o Kindle Unlimited, o KDP Select, o Kindle Countdown Deals e o Kindle Matchbooks (embora nem todos já estejam disponíveis para o mercado brasileiro). Estas promoções são eficientes e aumentam a visibilidade dos seus ebooks;
  • Pagamentos correntes: a Amazon paga seus royalties mensalmente. Nada de esperar vários meses ou uma vez por ano (como nas editoras tradicionais). A Amazon paga uma vez por mês;
  • Focada em autores independentes: basta dar uma olhada em qualquer categoria na loja Kindle, por exemplo, Ação e Aventura. No topo da lista encontramos autores famosos e consagrados, mas há outros autores, independentes, na mesma lista. Você pode vender tanto quanto um autor famoso. A Amazon quer isso de você, porque é um modo dela ganhar dinheiro também;
  • Um ecossistema: o ecossistema que a Amazon criou para o Kindle é simplesmente incrível. Com o lançamento dos Tablets Kindle Fire há dois anos, este ecossistema se tornou o maior e mais completo sistema de venda de ebooks no mundo. A Amazon torna tudo mais fácil não apenas para aqueles que querem vender ebooks, mas também para aqueles que querem lê-los. Basta deitar no sofá e comprar um livro em apenas dois cliques. Para não mencionar o suporte de vendas da Amazon, que a coloca como a melhor experiência de compra de qualquer loja física ou virtual do mundo.


Resumo
Outras plataformas para publicar seu eBook
Título do Artigo
Outras plataformas para publicar seu eBook
Descrição
Muitos podem perguntar: “A Amazon é o único lugar onde se pode publicar um ebook?” A resposta é não, pois há muitas outras alternativas, embora nenhuma supere a facilidade e a receita que a Amazon paga aos seus autores. Esta postagem apresenta algumas dessas alternativas.
Autor

3 comentários em “Outras plataformas para publicar seu eBook

  1. Dr. Benedito Carlos Campos Machado · Editar

    Emílio Fernandes,

    Parabéns pelo seu artigo! Foi bem fundamentado e muito bem escrito.Todos deviam seguir seu exemplo:pesquisar antes de emitir uma opinião!

    Sobre a Amazon: publiquei todos os meus livros na Amazon porque é a melhor plataforma do mundo.Qualquer outro comentário seria considerado como uma mera redundância!

    Responda
  2. Olá Emílio, legal seu post.

    Publiquei meu ebook na Amazon há uma semana e notei que ele chegou ao segundo lugar em uma das categorias do ranking, #200 na segunda e #700 na terceira categoria. Parece-me uma boa classificação, não é mesmo? No entanto nos meu meus relatórios do KDP não consta nenhuma venda. Sabe se isso é possível? Estou perdendo a confiança na Amazon…

    Responda
    1. Olá Lorenzo
      Aqui é o Fernando.

      Um segundo lugar no ranking por categoria é uma boa posição, sim. Significa, claro, que vendas foram realizadas.
      Porém, você diz “nos meu meus relatórios do KDP não consta nenhuma venda.”

      Tente, então, ver se essas vendas foram realizadas em outras lojas da Amazon (não apenas na brasileira).
      Na aba “Relatórios”, Painel de Vendas, logo acima do gráfico de vendas, há uma opção de “filtros” >> Todas as lojas.
      Altere para cada loja da Amazon.

      Sucesso para você.
      Fernando

      Responda

Comente