Amazon: onde está o dinheiro?

Se você quiser ganhar dinheiro vendendo ebooks na Amazon é aconselhável que você tenha em mente que:

  • ebooks em inglês têm mais potencial de vendas que ebooks em português, pelo simples fato de que eles têm mais demanda. Isso não significa que você não possa ganhar dinheiro com o seu ebook em português, mas não espere muito de um mercado que só agora está começando a comprar livros digitais;
  • nem todos os gêneros vendem. Ninguém desconhece que um romance tem alta demanda. Basta olhar para a lista dos mais vendidos. A mesmo acontece com ebooks de não-ficção: uns temas vendem mais do que outros. Eu não estou dizendo que você tem que escrever sobre algo que você não está interessado só porque há demanda. Mas se você quiser ganhar dinheiro, terá que considerar as demandas dos leitores;
  • uma das chaves para fazer dinheiro vendendo ebooks na Amazon é a capacidade de estabelecer links entre os ebooks, ou seja, ligar os seus outros livros digitais entre si. Assim, os leitores podem saber da existência de suas outras obras. Ao promover um de seus ebooks você também vai promover os demais. E se um leitor gostar de um deles é provável que acabe comprando um ou mais.

 

No entanto, para que isso seja ainda mais eficaz que você deve lançar uma série, coleção, coletânea de ebooks.

Ebooks em série além do fato de que podem ser interligados, possuem a vantagem de que podem ser vendidos separadamente e em conjunto (a um preço mais elevado, embora menor do que um ebook adquirido separadamente). Você só tem que juntá-los como um pacote de ebooks.

E se sua plataforma de autor permitir lançar seus ebooks de tal forma que vendam bem sem a necessidade das promoções gratuitas do programa KDP Select, então sugiro que remova alguns de seus ebooks do KDP Select para publicá-los em outras plataformas como Kobo, Saraiva ou iBookstore da Apple.



Comente