Como usar o Slideshare para comercializar o seu ebook

Escrever e publicar seu ebook é apenas o início de uma longa jornada em busca de obter leitores.

Uma vez que seu ebook estiver publicado você tem que comercializá-lo (se quer que ele venda bem), quer você seja um autor independente ou um autor que publica através de uma editora tradicional.

O SlideShare é um site de mídia social que muitas vezes é menosprezado, mas que tem um grande potencial para a comercialização de seus ebooks.

slideshare

O SlideShare é a maior comunidade do mundo para compartilhamento de apresentações. Com 60 milhões de visitantes mensais e 130 milhões de pageviews, o SlideShare está entre os 200 sites mais visitados em todo o mundo. Além de apresentações, o site também suporta documentos, PDFs, vídeos e webinars.

Usando o SlideShare: os 3 principais passos

Passo 1: Crie uma apresentação impressionante usando o PowerPoint, o Keynote ou o Google Slides

Embora você possa fazer o upload de vários tipos de arquivos diferentes para o SlideShare, o foco deste post são os slideshows.

Você pode usar o PowerPoint ou o Keynote para criar a sua apresentação ou (se você não tem nenhum desses programas), você pode usar o Google Slides, que é gratuito. O Google Slides é mais limitado do que o PowerPoint ou o Keynote, mas você pode criar uma apresentação decente com ele.

Adicione belas imagens a sua apresentação

Você não tem que ser um designer gráfico para criar apresentações poderosas para o SlideShare. Mas as pessoas estarão mais propensas a olhar e compartilhar suas apresentações se estas forem visualmente atraentes.

Além disso, se você tiver boas imagens (especialmente no título do slide), você terá mais chances de ter a sua apresentação em destaque na página inicial do SlideShare, o que aumenta drasticamente a exposição.

Por exemplo, na imagem abaixo, note como a primeira apresentação tem uma imagem que atrai a atenção:

SlideShare

Opções de edição de imagem

Tanto o Keynote como o PowerPoint possuem ferramentas de edição de imagens embutidas. Deste modo, você pode fazer um monte de coisas com esses programas.

Mas o Google Slides não tem tantas opções de edição de imagem como o PowerPoint e o Keynote, embora você possa fazer alguma edição básica (como cortar, além de adicionar setas e formas para suas imagens).

Porém, você também pode usar programas gratuitos, como Canva ou PicMonkey para criar suas imagens antes de enviá-las para o PowerPoint.

Adicione sólidas informações à apresentação

Forneça algumas das melhores dicas de seu livro em sua apresentação. Observe que eu disse para compartilhar algumas das melhores dicas de seu livro, não todas.

Você deve compartilhar informações suficientes na apresentação para motivar as pessoas a ler o seu livro. Por isso, não informe tudo. Mas, ao mesmo tempo, inclua informações suficientes para que a apresentação tenha valor e as pessoas se beneficiem dela.

Mais uma coisa: você não tem que escrever muito para a sua apresentação. Em vez disso, extraia pequenos trechos de texto diretamente de seu ebook e os adicione aos slides.

 

Passo 2: Inclua uma chamada à ação para que comprem seu livro

Além de incluir links para seu livro nos vários slides, inclua também 2 slides que promovam especificamente o seu ebook. Coloque o primeiro slide promocional mais ou menos no meio da sua apresentação e o segundo no final.

Passo 3: Compartilhe a apresentação nas redes sociais e em seu blog ou site

Uma das coisas que mais gosto no SlideShare é que as apresentações podem ser facilmente compartilhadas. Há botões de compartilhamento para as principais redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter.

 

 compartilhamento de livros no slideshare

 

Você também pode compartilhar a apresentação via e-mail, como pode colocá-la em um blog ou site. Além disso, você pode pegar um link para compartilhar tweets, mensagens, e-mail e assim por diante.

O compartilhamento de apresentações em mídias sociais do SlideShare (e que eu adoro) é que, em muitos casos, a apresentação pode ser visualizada sem nunca sair da rede social.

Criar uma apresentação no SlideShare leva tempo. Mas o esforço vale a pena, especialmente porque você pode usar a apresentação em vários lugares (como em seu blog, por exemplo).




Comente