Como preparar imagens para ebooks usando um editor de imagens gratuito

Se você estiver escrevendo um ebook de não-ficção, incluir imagens pode ajudar os leitores a entender melhor os conceitos que você está descrevendo através de palavras.

Às vezes, as imagens são uma maneira econômica de transmitir informações, porque elas podem tomar o lugar de uma página de instruções. As imagens também dão aos leitores uma pausa entre páginas e páginas de texto.

Mas ao selecionar imagens para o seu ebook, inclua apenas imagens que contribuam para a compreensão do leitor. Em outras palavras, não insira imagens apenas porque você pode. Imagens ocupam uma grande quantidade de espaço de arquivo e a maioria das livrarias online estabelecem um limite de tamanho de arquivo para um ebook. Então, use imagens criteriosamente.

Usar imagens em seu ebook requer um pouco de conhecimento de tecnologia. Mas você pode superar essa pequena curva de aprendizagem facilmente com um editor de imagens gratuito como o Paint.net.

Observação: as instruções a seguir exigem que você trabalhe com suas imagens fora do seu arquivo de ebook. Se você estiver escrevendo o seu livro no Word e tiver inserido suas imagens no documento do Word, então as retire e as armazene em uma pasta separada, denominada “Imagens“. Você pode re-inseri-las no Word depois de ter feito os ajustes necessários no Paint.net, ou algum outro software de edição de imagens.

Aqui está o básico para a preparação de imagens para ebooks:

1. Decida sobre que formato de imagem utilizar

A maioria das imagens podem ser salvas em uma variedade de formatos: jpg, png e até mesmo gif são os formatos recomendados para ebooks. Desenhos e gráficos são melhor representados quando salvos como png ou gif. Já fotos são melhor representadas quando salvas como jpg.

2. Edite sua imagem (opcional)

Eu não sou um especialista em edição de imagens, mas sei que tirar uma foto em boa luz ou encontrar uma imagem de qualidade pode reduzir a quantidade de edição que você precisa fazer. Sei também que o ajuste mais ínfimo em um software de edição de imagens, às vezes, pode fazer uma grande diferença para o aparência da foto.

Gosto de usar o Paint.net para a edição de imagens porque é gratuito e simples de usar. Também já experimentei o GIMP (também gratuito), que é muito parecido com o Photoshop. O GIMP é uma excelente ferramenta.

Paint NET cortarAqui está como fazer uma edição de imagem simples no Paint.net:

Recorte: clique na ferramenta Selecionar Retângulo (veja a imagem à esquerda) na barra de ferramentas: Imagem > Cortar a Seleção

Nitidez: Efeitos > Foto > Nitidez

Ajustando os níveis de luz: Ajustes > Brilho / Contraste

3. Redimensione a sua imagem

Livrarias online têm restrições sobre quantos pixels de largura e quantos pixels de altura sua imagem pode ter.

A maioria aceita imagens com um mínimo de 300 pixels de largura e máximo de 800 pixels de altura. Consulte as livrarias para obter medidas mínimas das imagens.

Para ajustar o tamanho da imagem no Paint.net vá para Imagem > Redimensionar e preencha a largura desejada em pixels. Sua imagem vai manter a proporção entre a altura e largura se você deixar a caixa Manter Proporção selecionada, reduzindo as chances de uma imagem sair distorcida ou “esticada” ou “esmagada”.

4. Compressão da imagem

Comprimir sua imagem reduz a quantidade de espaço de arquivo que a imagem irá ocupar. Isto é importante porque as livrarias online têm restrições sobre o quão grande um arquivo de imagem pode ser. É verdade: a compressão reduz ligeiramente a qualidade, mas as imagens realmente de alta qualidade não são tão necessárias para ebooks como são para livros impressos. Você pode comprimir uma imagem jpg no Paint.net, definindo a qualidade de imagem para cerca de 75%. Para isso, vá para Arquivo > Salvar Como e dê um nome ao arquivo. Um menu irá aparecer. Defina o controle deslizante Qualidade para 75%. Para uma imagem em png, defina a resolução de imagem para 72 ppi:
Imagem > Redimensionar > Resolução.

5. Insira a imagem no arquivo de seu ebook

Se o seu livro estiver no Word, insira as imagens indo para: Inserir > Imagem.

Certifique-se de que as imagens estejam justificadas à esquerda ou inseridas “inline“. Se você estiver usando o Jutoh para converter seu ebook, as imagens vão ser inseridas no arquivo ebook resultante, quando você fizer a conversão do Word para Jutoh. Caso contrário, também é possível inserir as imagens diretamente no Jutoh.

É isso aí. Com as ferramentas certas e algumas instruções simples, incluir imagens em seu ebook é uma tarefa fácil.



2 comentários em “Como preparar imagens para ebooks usando um editor de imagens gratuito

  1. Estou com problemas no upload das imagens do meu livro…
    Sempre que faço o upload, elas viram aquela imagem da câmera com a exclamação.
    O arquivo do livro está em word e as imagens em JPG.
    Já tentei de tudo, no início o erro aparecia na transformação para o HTML, estava fazendo com o word 2007.
    Quando tentei com o word 2010 deu certo, mas no upload continuou com as imagens não sendo reconhecidas.
    Alguma dica?

    Responda

Comente