Notas de Rodapé: do Word para Kindle

Este post irá mostrar como incluir notas de rodapé em seu ebook utilizando o Word for Windows.

Por que você não pode ter notas de rodapé (convencionais)

As tradicionais notas de rodapé dos livros impressos (na verdade, notas de pé de página) não podem existir em um ebook Kindle (ou qualquer outro ebook a ser lido por meio de dispositivos de leitura atualmente existentes).

Simplesmente, a maioria desses dispositivos não possuem cabeçalhos ou rodapés. Assim, as eventuais notas de rodapé (colocadas nos rodapés das páginas de um documento Word), se não forem bem formatadas, poderão aparecer no meio do corpo do texto da “página” seguinte de um ebook. Isso representará uma péssima usabilidade por parte dos leitores de seu livro digital.

O site de Ajuda do Amazon KDP afirma:

Todas as notas de rodapé no seu livro digital devem ter links ativos, para que os clientes possam clicar facilmente do conteúdo da nota de rodapé e vice-versa. De fato, esse é um requisito para publicar no KDP. Para serem aceitos, os links devem cumprir com estes dois requisitos:

Os clientes devem conseguir clicar na nota de rodapé no conteúdo do corpo principal e ir diretamente para o texto da nota de rodapé.

Depois de ler a nota de rodapé, os clientes devem conseguir clicar em um link e retornar diretamente ao ponto em que estavam no conteúdo principal.

E orienta:

Criar notas de rodapé no Microsoft Word
1. No conteúdo do corpo principal, coloque o cursor onde deseja que o link da nota de rodapé seja exibido;
2. Na parte superior da janela, no menu Referências, clique em “Inserir nota de rodapé”. (Se estiver usando Word 2003 ou uma versão anterior, pressione as teclas Ctrl, Alt e F no teclado ao mesmo tempo para criar notas de rodapé);
3. O cursor irá para a seção de nota de rodapé, na parte inferior da página;
4. Insira o texto da nota de rodapé aqui;
5. Ao carregar um livro, suas notas de rodapé serão convertidas automaticamente.

Então, vamos seguir estas orientações da Amazon e ver o resultado.

1. Utilizando o Word 2007, posicionei o cursor no final do 5º parágrafo do texto (após a palavra “seguro”):

Notas de rodapé

 

2. no menu Referências, cliquei em “Inserir Nota de Rodapé”;

Rodapés para Kindle

3. O cursor automaticamente se deslocou para a parte inferior da página, onde inseri o texto da nota (veja primeira imagem acima). Observe que o Word inseriu a nota no rodapé da página;

4. Ao carregar o livro, a nota de rodapé (de página) foi convertida automaticamente.

Notas de ebooks

Mas (como você pode observar na imagem anterior), após a conversão, a nota foi inserida na posição final do ebook. Os links recíprocos foram criados, é verdade.

Então:

  1. O conversor da Amazon automaticamente transforma as notas de pé de página em notas de fim de ebook;
  2. Os links recíprocos (do conteúdo principal para a nota e vice-versa) são estabelecidos no formato numérico, ou seja, para retornar ao conteúdo principal o leitor tem que clicar na numeração da nota.
Os exemplos deste post foram do esboço do livro “Guia do WordPress 4.2”, de Emílio Fernandes, ainda em processo de formatação e pré-conversão.


Comente