Vendendo ebooks em seu site com PayPal

Você pode vender o seu ebook adicionando o PayPal no seu site (ou blog) WordPress. Você só precisa seguir estes 4 passos:

Passo 1: Crie a página através da qual você venderá o ebook

No back-end (área administrativa) de seu site (ou blog), crie uma nova página (ou adicione a informação do seu ebook a uma página já existente). Inclua uma imagem, uma descrição do ebook, o preço e o botão do Paypal (veja passo 2, abaixo).

Passo 2: Crie e adicione um botão PayPal na página

Faça login em sua conta do PayPal.

Clique na aba (link) “Ferramentas para quem vende“. Em seguida, clique em “Saiba como integrar PayPal“:

paypal

Na página seguinte, clique em “Botões PayPal“:

Botão

Depois clique no botão “Comprar agora com PayPal“:

paypal

Preencha as 3 etapas do formulário de configuração do botão de pagamento:

1) Escolha o tipo de botão e insira os detalhes do pagamento

Ebooks

 

2) Rastreie inventário, lucros e perdas (opcional)

Ignore esta etapa. Deixe tudo como estiver.

3) Personalize os recursos avançados (opcional)

Como vender ebooks

Para concluir, clique no botão “Criar Botão“.

Um código será gerado. Copie-o e cole-o na página através da qual você venderá o ebook (aquela página que você criou no passo 1, acima).

Pagamento

No WordPress, você deve escolher a opção de visualização HTML (aba texto) e colar o código lá. A melhor maneira de saber onde colar o código é escrever INSERIR BOTÃO AQUI na aba visual, mudar para a aba texto (em HTML) e, em seguida, colar o código do botão Paypal no lugar do texto. Feito. Basta salvar a página.

Pagamento por PayPal

Veja o exemplo de uma página de venda de ebook em nosso site. Se você clicar no botão Comprar Agora, será direcionado para a página de pagamento do PayPal onde poderá comprar o ebook Como Formatar seu eBook para Kindle usando o Word. Valor R$ 1,00.

Atenção. Este ebook está disponível gratuitamente em nosso site. Você não precisa comprar. Compre-o apenas se desejar comprovar a eficácia deste processo, pois não estornaremos o valor pago. Obrigado.

Pagamento de livro

 

Passo 3: Crie a página web onde as pessoas possam fazer o download do ebook

Carregue o seu ebook para a biblioteca de mídia do seu site WordPress clicando em “Mídia >> Adicionar Nova” no menu do lado esquerdo do Painel do WordPress (infelizmente esse modo de carregamento só permite carregar arquivos em PDF). Para ebooks em outros formatos, envie por FTP.

Não se esqueça de anotar a “URL do arquivo”.

Imagem ou URL PDF em WordPress

Criar uma outra nova página na qual os compradores farão o download do ebook. Nesta nova página coloque uma imagem de um ícone de PDF ou a imagem da capa de seu livro (algo sobre o qual as pessoas possam clicar para acessar o arquivo).

NOTAS: Se você criar a página de entrega e um link para aparecer em seu menu principal, então você vai precisar para escondê-la. Afinal, você não vai querer esta página acessível a todos. Na maioria dos temas WordPress você pode escolher quais páginas aparecem em suas configurações de tema. Vá para “Aparência” no menu do lado esquerdo, em seguida, “Menus”. Você pode configurar um menu principal e então basta escolher as páginas que você deseja exibir ou não. Dúvidas: entre em contato comigo.

Links permanentes do WordPress

E se você desejar acrescentar algo um pouco mais avançado é importante bloquear a página de download do ebook para que os robôs dos mecanismos de busca (Google) não a encontrem. Imagine se um usuário digitar o título do seu ebook e encontrar a página de download nos resultados da pesquisa do Google… Ele poderia apenas visitar a página e fazer o download gratuitamente. Então, o passo 4 (a seguir) ensina como você pode corrigir esse problema (embora não seja totalmente garantido).

Passo 4: Bloqueie os mecanismos de busca da página

Alguns temas têm uma opção onde você pode escolher que página pode ser ajustada como “noindex, nofollow“. Isso só deve ser feito nas configurações de páginas específicas e não em todo o seu site. Do contrário, todo o site não vai ser encontrado pelos mecanismos de busca.

Busque essas configurações na barra direita do editor de criação de páginas do WordPress. Veja abaixo um exemplo. Clique em “Privado” >> OK

Página privada

Se o tema que você utiliza não tem isso, então baixe um desses plugins: All in One SEO Pack ou WordPress SEO by Yoast. Esses plugins permitem que você escolha facilmente indexar ou não indexar páginas.

Além disso, você pode também acrescentar diretrizes ao arquivo robots.txt do seu site:

User-agent: Googlebot
Disallow:
User-agent: *
Disallow: /como-formatar-seu-ebook-para-kindle-usando-o-word/

 

Também não se esqueça de excluir o link da página de download do Mapa do Site. Para fazer isso, leia as instruções do eventual plugin que esteja utilizando para gerar o Mapa ou entre em contato comigo.

Note que não implementei este passo final à nossa página de download, pois o ebook está disponível gratuitamente em nosso site.



3 comentários em “Vendendo ebooks em seu site com PayPal

    1. Olá Ramon

      Penso que você (ao dizer “um livro em forma de pdf”) quer se referir ao modelo de ebook “print replica” da Amazon.
      (caso eu tenha entendido errado, me corrija).

      Olha, para publicar e vender um livro deste tipo você não precisa necessariamente ter um ISBN.
      A Amazon atribuirá ao livro u ASIN que é o “isbn próprio da Amazon”.

      Mas, caso queira, a qualquer instante você poderá acrescentar um ISBN.

      Fernando

      Responda

Comente