8 segredos para criar uma capa para ebook

Se você decidir criar sua própria capa para seu ebook, há algumas coisas importantes que você precisa levar em consideração.

Não é apenas uma questão de ter uma capa com aparência profissional. Ter uma boa capa é uma questão verdadeiramente importante em sua jornada como autor independente.

A capa pode ser a única oportunidade que você tem de convencer um potencial leitor a comprar sua obra. Além disso, não há nenhuma verdade no argumento segundo o qual os livros não são julgados por suas capas. Uma capa de má qualidade sugere conteúdo de má qualidade, mesmo que esse conteúdo possa ser o melhor conteúdo do mundo. Basta você ver alguns dos muitos títulos gratuitos disponíveis na Amazon para ver o que eu quero dizer.

 

capas para ebooks

 

Então, se você, como um autor independente, vai criar a própria capa para seu ebook, aqui estão algumas coisas que você precisa levar em conta.

A capa deve ter as dimensões certas

Há três coisas que você precisa levar em conta aqui:

  • proporção (as dimensões são quase sempre em pixels)
  • o tamanho
  • e a resolução da capa

 

Cada dispositivo de leitura de ebooks tem suas próprias características (que mudam praticamente todos os anos). Assim, você precisará ter diferentes versões de sua capa para cada uma dessas plataformas de publicação.

Também deverá garantir a atualização dessas capas (quando necessário) para se certificar de que elas ainda tenham boa resolução tanto nos resultados de pesquisa, como na tela de um dispositivo de leitura. Para isso, certifique-se de manter uma cópia do arquivo original para que possa facilmente editar a capa, no futuro.

Para mais especificações técnicas, aqui está um breve resumo:

  • devido às atuais recomendações da Amazon, a arte da capa deve possuir uma proporção de altura/largura ideal de 1,6. Isso quer dizer um mínimo de 625 pixels no lado menor e 1.000 pixels no lado maior. E lembre-se: se desejar obter uma melhor qualidade, então sua imagem deve ter 2.500 pixels no lado maior;
  • depois, você pode reduzir o tamanho da capa de 1600 x 2400 pixels para ser publicada em outras plataformas que ainda exigem tamanhos de arquivo menores;
  • comece a criação com uma resolução de 300 dpi (ou resoluções maiores para acomodar possíveis versões impressas do livro). Em seguida, reduza o tamanho para 72 dpi, se necessário.

Use as imagens corretas

Quando se trata de usar as imagens corretas (se você optar por usar uma imagem na capa, é claro), há uma série de pontos a considerar.

1) evite ser brega ou usar imagens clichê. Você não quer que sua capa se pareça com outras capas medíocres que povoam o mercado editorial. A maioria das pessoas pode reconhecer imagens cliché a um milhão de quilômetros de distância. E a menos que você seja um especialista no Photoshop, evite brincar com as imagens;

2) não seja demasiado literal. Sutileza é fundamental. O conteúdo de um livro sempre cria uma imagem na mente dos seus leitores. Portanto, os leitores não precisam que a imagem da capa seja tão literal que não deixe margem para imaginação. Use imagens e fotos que definam o humor e que retratem um sentimento, objeto, estilo ou emoção, ao invés de querer dizer ao leitor exatamente o que deve ser imaginando;

3) esteja disposto a pagar pelos direitos de uma imagem que simplesmente funcione (imagens gratuitas geralmente são de má qualidade ou já foram muito utilizadas por outros autores). Por uma taxa relativamente pequena, você pode comprar imagens (com direitos comerciais) em sites como Shutterstock, iStockPhoto, GettyImages e Corbis. Certifique-se de ler os termos de uso, para ver quantas cópias você vai ser capaz de vender e como você está autorizado a usar as imagens;

4) obedeça aos critérios das livrarias online (Amazon, Saraiva etc) quanto às dimensões das capas. No caso da Amazon, veja como ficam estranhas aquelas capas criadas com dimensões fora do padrão:

capas ebooks na amazon

 

Abordagem tipográfica

Há arte e ciência em escolher as fontes corretas para o design de uma capa. Por isso, não menospreze a tipografia, pois ela pode ter um enorme efeito sobre a forma como a aparência da capa.

Evite tipografia 3D, alongamentos, sombras e todas as outras coisas fantasiosas, a menos que você realmente saiba o que está fazendo.

Certifique-se de que a fonte é grande o suficiente para ser lida, mesmo em miniaturas. Isso pode significar repensar seu título, se você for obrigado a usar uma fonte pequena (para que o título caiba facilmente em sua capa). Tente diminuir a sua fonte do título, especialmente se você estiver usando uma fonte em negrito. Isso muitas vezes ajuda a tornar o título mais legível, dando mais contraste com o fundo.

Para capas de ebooks, o ideal é incluir apenas o título e nome do autor. Geralmente não há espaço para recomendações, citações de comentários, sub-títulos etc como é possível nos livros impressos.

E, finalmente, certifique-se de que você detém o direito de usar comercialmente a fonte que você escolher. Para isso, você pode usar sites como MyFonts e FontSquirrel.

 

Simplicidade é a chave

Tente não fazer muito com sua capa. Como o velho ditado, “menos é mais”. Tenha isso em mente durante todo o seu processo de design da capa. Se ela não gerar curiosidade sobre o seu livro, você provavelmente deve criar outra capa.

Há muitas capas por aí que são complexas. Mas quando vistas como uma miniatura nos resultados de pesquisa da Amazon elas têm aparência confusa. Por isso, ter uma capa limpa e simples fará com que, muito provavelmente, seu livro se destaque na multidão.

 

Use as ferramentas certas

Edição de imagens:
Se você tem acesso ao Photoshop e sabe como usar as suas principais características, esta será provavelmente a melhor ferramenta para você usar ao projetar sua própria capa. No entanto, se você não tiver esse software à sua disposição, então você pode baixar o GIMP (gratuito) ou o editor online (gratuito) Pixlr. Se necessário, você também pode pagar uma pequena taxa para utilizar recursos adicionais.

Criação de uma capa 3D:
Se você está atrás de uma versão em 3D de sua capa (não indicado para a Amazon), você pode usar tanto o Box Maker 3D Marker (gratuito) como o  Quick 3D Cover (pago) se você precisar de mais recursos.

 

Se não estiver funcionando, contrate um profissional

Se você acha que não pode criar uma boa capa, então você deve considerar seriamente a contratação de um profissional para produzir a capa para você. Ele vai lhe poupar horas e horas de dor de cabeça, assegurando que a capa de seu ebook tenha uma aparência profissional.

Se você tomar este caminho, certifique-se:

  • de contratar um bom profissional;
  • compreenda quantas revisões você tem direito e;
  • que deterá os direitos sobre a capa.

 

Conclusão

Ter uma capa bem concebida para o seu ebook deve ser levado a sério. É uma parte importante da publicação de seu ebook, a fim de garantir que a sua obra tenha uma aparência profissional e realmente venda.

Se você mesmo criou a capa para seu ebook, compartilhe as suas melhores dicas comentando abaixo. Quais foram o as ferramentas e recursos que você usou?

Comente