Segredos da boa formatação do Word para Kindle

Estilos do Microsoft Word

Existem 5 regras simples que você deve seguir, a partir do Microsoft Word, para obter uma boa formatação e, posteriormente, uma adequada conversão de seu livro em um ebook Kindle:

  1. Não utilize a tecla TAB;
  2. Não use 2 ou mais espaços consecutivos (nem mesmo depois de um ponto de final de período);
  3. Não pressione a tecla Enter 3 ou mais vezes;
  4. Use os estilos do Word para toda formatação que possa ser inserida através dos estilos (incluindo travessões);
  5. Evite caracteres especiais e formatação que não possa ser suportada em todos os dispositivos.

As três primeiras regras são realmente fáceis de seguir.

A regra 4 é fundamental para a realização de uma formatação Kindle consistente a partir do Word. Como fazer isso é o foco desta postagem.

A última regra exige apenas um pouco de pesquisa e análise dos diversos dispositivos de leitura disponíveis. Observe que algumas opções de formatação extravagantes, como letras capitulares, embora sejam bem suportadas em alguns dispositivos, não são formatadas corretamente em todos os dispositivos. Em caso de dúvida, a simplicidade funciona melhor.

Usando estilos do Word

O segredo para uma boa formatação de ebook para Kindle (a partir da composição através do Microsoft Word) é aplicar estilos a toda e qualquer formatação. Ou seja, não aplique formatação diretamente ao texto ou aos parágrafos. Em vez disso, defina a formatação de um estilo e o aplique aos parágrafos (ou texto) como um todo.

Você pode encontrar os estilos do Microsoft Word na metade direita da barra Início na parte superior da tela. (As capturas de telas abaixo são específicas para o Microsoft Word 2007, mas são semelhantes às versões 2010 e 2013, para Windows.)

 Estilos do Word para Kindle

Você precisa iniciar uma sessão para visualizar o restante do conteúdo.Por favor, . Você ainda não possui uma conta de usuário? Cadastre-se!

Um comentário em “Segredos da boa formatação do Word para Kindle

Comente