Marketing de eBooks

O marketing de ebooks integra uma grande parte do sucesso de qualquer projeto de publicação.

Há uma série de maneiras de comercializar o seu livro. Mas a chave é conhecer seus leitores e aprender como colocar o seu ebook na frente deles.

O básico

Qualquer plano de marketing de ebooks deve incluir os conceitos básicos de marketing: um bom site e uma presença nas mídias sociais.

Um site do ebook vai se tornar o ponto central da sua comercialização. Será onde os leitores aprenderão sobre o livro: o enredo, os personagens, o autor e como comprá-lo. Se você tem um site de editor, então reserve algumas páginas para o livro, com informações adicionais e detalhes que chame a atenção das pessoas.

Se você não tiver um site ou se você deseja que o livro tenha um site próprio, criar um não é difícil. Existem serviços e ferramentas como o WordPress.com (gratuito), o Blogger e a plataforma WordPress.org que podem ser usadas para desenvolver sites ou blogs básicos, embora você possa precisar ter alguma experiência com HTML ou obter alguma ajuda externa (se você quiser fazer algo mais personalizado).

Recomendo que você visite a Squarespace, um serviço de site pago que tem projetos muito bons, modelos pré-desenvolvidos, suporte completo e uma variedade de recursos úteis prontos para serem usados.

As mídias sociais, como Facebook e o Twitter, são úteis para você se conectar com alguns leitores. Mas só se você usá-las bem e não em excesso. Algumas recomendações:

  • Não utilize a sua conta pessoal do Facebook para fazer o marketing do livro. Em vez disso, crie uma página dedicada para ao livro de modo que você possa manter suas informações pessoais privadas;
  • Não poste lixo em suas contas de mídia social. É melhor manter essas contas/páginas dedicadas a falar sobre o livro em si: as datas de lançamento, os pontos relevantes, responder as perguntas dos leitores, informações interessantes que não estão no livro, links para artigos relacionados, novos dados etc .
  • Seja verdadeiro e honesto. Não utilize a sua conta do Twitter para enviar spam a seus seguidores com links para comprar o seu livro na Amazon. Basta falar sobre o livro e apresentar questões relacionadas e seja real;
  • Não se envolva com trolls. Há muitas pessoas que vão tentar puxar você para debates inúteis ou fazer com que você se envolva em discussões infrutíferas. Esteja atento para se afastar dessas conversas, ignorá-las, ou, se necessário, bloquear esses trolls.


Comente