Como manter um bom ranking de vendas

Um ranking de vendas alto vende ebooks.

Manter um ranking de vendas sólidas para o seu ebook no Amazon Kindle é um dos elementos-chave para vender mais e mais.

Há muitos meios para alcançar este objetivo. Claro, promoções pagas, publicidade e obter mais comentários… tudo isso ajuda. Mas essas podem ser soluções caras e demoradas.

A maneira mais fácil de manter um bom ranking de vendas para seu ebook é usar o mais antigo instrumento de promoção que existe: ebooks gratuitos.

Muitos autores independentes desaprovam a ideia de distribuir gratuitamente seus ebooks. Imaginam que eles estão perdendo dinheiro em possíveis vendas.

Na verdade, isto não é verdade (não plenamente verdade). São muitos os leitores que buscam ebooks gratuitos no site da Amazon e com toda a probabilidade leem apenas uma pequena percentagem dos ebooks que eles baixam.

No entanto, pela simples ação deles fazerem o download do seu ebook (mesmo que não o leiam), aumenta a classificação do seu livro, o que o torna mais visível para os leitores (compradores) de ebooks.

Há, contudo, também a possibilidade de que se eles lerem seu ebook, possam se tornar futuros compradores de outros livros seus (como livros de uma série) ou, talvez, tornarem-se usuários do programa Kindle Unlimited.

Usar ebooks gratuitos como uma ferramenta promocional funciona na maioria das plataformas de varejo online, com graus variados de sucesso. Mas é no Kindle que ele funciona melhor. Simplesmente porque há mais usuários de Kindle do que de qualquer outro varejista de ebooks.



De minha experiência própria, tudo o que posso dizer é que posso não fazer nenhuma outra promoção, mas se usar todos os 5 dias de gratuidade do KDP Select (para cada um dos meus ebooks durante cada período de 90 dias), percebo que as vendas regulares aumentam após o período.

Naturalmente, para ter acesso aos períodos gratuitos do Kindle, você precisa se inscrever no KDP Select e dar exclusividade para a Amazon por um período de 90 dias. Este é um assunto polêmico entre os autores independentes. Muitos autores são relutantes em conceder o direito de exclusividade à Amazon para seus ebooks.

A alternativa para o uso do KDP Select é tornar seu ebook gratuito permanentemente. Isto é um pouco complicado, pois você necessita fazer com que seu ebook fique gratuito em outra varejista (como por exemplo a Smashwords) e, em seguida, esperar que a Amazon equipare os peços (no caso, a zero). Isso pode levar algum tempo para ocorrer.

Além disso, há o problema de conseguir colocar o preço do ebook de volta. Pode levar um longo tempo (semanas ou até meses em alguns casos), para a Amazon remover a equiparação de preços a zero. Use esta opção com cuidado.

Portanto, há três decisões a serem tomadas:

  • Um. Você, como um autor independente, está disposto(a) a dar seus ebooks gratuitamente para impulsionar seu ranking de vendas na Amazon?
  • Dois. Se assim for, você deverá usar o KDP Select ou tornar seu ebook permanentemente gratuito;
  • Três. Você irá conceder exclusividade à Amazon para ter acesso aos 5 dias (renovados ou não a cada 90) de gratuidade do Kindle?

Seja qual for o caminho que você escolher, há prós e contras. Mas não há dúvida de que distribuir seus ebooks gratuitamente é, de longe, o modo mais fácil e barato de promoção.

Comente