Amazon KDP versus Smashwords

Há um debate entre os autores independentes sobre as vantagens oferecidas pelas diversas livrarias e distribuidores online.

Até uns 6 meses atrás, eu só publicava meus ebooks na Amazon. Então, por sugestão de um amigo, me ocorreu a ideia de publicar no catálogo premium da Smashwords e ter a possibilidade de ver meus ebooks vendidos em outras plataformas. Eu visava prioritariamente a Kobo-Livraria Cultura.

Mas a experiência não valeu a pena. E explico neste post.

1. Formatação

A formatação é um pesadelo na Smashwords. A menos que você esteja familiarizado com quebras de linhas, as diferenças entre os diversos layouts de páginas de ebooks, tamanhos de fonte e os retornos de parágrafos, não vai ser fácil incluir o seu livro no Catálogo Smashwords Premium, sem antes passar por muita frustração, dores de cabeça e perda de tempo.

É verdade que a Smashwords fornece um guia gratuito com orientações sobre formatação. Mas este guia tem de ser seguido ao pé da letra ou seu arquivo do Word não será convertido pelo conversor da Smashwords. Já que a ela converte o arquivo para vários formatos de ebooks, não é fácil visualizá-los para ver se há quaisquer erros. Além disso, as solicitações de alterações que a Smashwords exige são, muitas vezes, difíceis de entender.

As regras da Amazon, no entanto, são muito mais simples e mais fáceis de seguir. Os originais de livros submetidos à Amazon passam pelo processo de conversão muito mais rapidamente. Além disso, o mecanismo de pré-visualização de ebooks é excelente. Os autores podem ver os seus eventuais erros imediatamente, corrigi-los em seu arquivo de texto e, depois, enviar o arquivo novamente em poucos minutos.

2. Tempo para fazer upload

Quando você envia o seu livro para publicação na Amazon ele se torna disponível para venda em, no máximo, 24 horas.

No entanto, os tempos de conversão de um livro na Smashwords e a inclusão dele no Catálogo Prêmio (que é o mais vantajoso) variam muito e são pouco confiáveis. Dependendo do tráfego da Internet e da hora do dia, pode levar horas só para fazer o upload de um arquivo.

Mesmo quando você tem seu cadastro aprovado para o Catálogo Prêmio, os problemas não terminam.

Na Amazon o processo de envio do arquivo é muito mais simples. Na Smashwords, porém, o seu ebook é enviado para muitos varejistas diferentes e isso cria mais alguns problemas:

Você precisa iniciar uma sessão para visualizar o restante do conteúdo.Por favor, . Você ainda não possui uma conta de usuário? Cadastre-se!

Comente