6 dicas para escolher imagens para seu ebook

Esse cliché é antigo: “nunca julgue um livro pela capa“. Muitos podem não concordar, mas uma boa capa sempre é importante.

Capas para ebooks seguem orientações diferentes daquelas dos livros impressos; existem alguns pontos-chave que você precisa saber para garantir que sua obra digital tenha uma aparência apropriada e profissional.

Aqui estão seis dicas essenciais para encontrar imagens para ebooks:

Dica 1: faça uma lista

Ebooks têm diversas formas, tamanhos e formatos, o que significa que não há regras gerais quando se trata do número de imagens que você precisa. Se você estiver publicando um romance, então só vai precisar de uma imagem para a capa e, talvez, pequenos ícones para os cabeçalhos dos capítulos. A imagem que você escolher para compor a capa deverá imediatamente evocar o conteúdo.

Além disso, quando seu ebook aparecer nas páginas de resultados de busca da Amazon ou Google, por exemplo, a miniatura da capa deve ser simples o suficiente para que seja facilmente visível.

Ebooks que contêm material de marketing, no entanto, normalmente apresentam uma ou mais imagens em cada página. Neste contexto, as imagens se destinam a ilustrar, enfatizar ou esclarecer o texto.

Você também pode usar imagens para criar cabeçalhos, rodapés e barras laterais

Se você estiver criando esse tipo de ebook (marketing), siga estas orientações para se certificar de que possui um bom equilíbrio entre texto e imagens:

  • use gráficos para destacar os pontos mais interessantes ou importantes;
  • adicione diagramas ou outros recursos visuais para explicar conceitos difíceis;
  • crie gráficos e tabelas para ajudar os seus leitores a visualizarem e compararem os dados.

Dica 2: conheça as dimensões

Quando se trata de qualidade e resolução de imagem, o maior é sempre melhor. É importante lembrar que cada livraria online tem seus próprios requisitos.

Em geral, escolha imagens que tenham, pelo menos, 3.000 pixels de largura. Embora muitos dispositivos de leitura tenham diversas formas e tamanhos, uma proporção de 6 x 9 (largura x altura) irá assegurar que sua capa pode ser modificada para atender a uma variedade de formatos.

As imagens internas podem ser de qualquer tamanho ou resolução, mas você deve se certificar de que o tamanho do arquivo da imagem tenha 5 megabytes ou menos para que possam carregar facilmente em conexões de Internet mais lentas.

Você precisa iniciar uma sessão para visualizar o restante do conteúdo.Por favor, . Você ainda não possui uma conta de usuário? Cadastre-se!

Comente