5 dicas de marketing online que todo autor deve considerar

Como uma publicitária, se eu propuser uma estratégia de marketing e publicidade para autores com práticas ultrapassadas, eu perderei credibilidade. Permanecer na vanguarda das tendências significa saber quando é hora de excluir estratégias ultrapassadas que não funcionam e passar a adotar tendências atuais.

Então, vamos dar uma olhada no que você (autor ou autora) pode querer deixar para trás e que tendências de marketing online pode querer adotar.

1. Dê uma cara nova ao seu site. O seu site tem uma aparência desordenada e confusa? O design é antigo? Seu site é a base para tudo o que você faz online. Então você deve querer que ele esteja atualizado e com uma aparência profissional. Verifique se o seu site tem uma chamada à ação clara para que os visitantes saibam como se conectar com você online e como comprar o seu ebook. Atualize seu site para que a sua presença online reflita bem sua marca pessoal.

Outro componente crucial é ter certeza que o seu site é otimizado para dispositivos móveis. Se você não tiver certeza, o Google tem uma ferramenta gratuita que possibilita você fazer o teste.

2. Melhore seus acessos às mídias. Encontros cara-a-cara com leitores para divulgação de um livro é uma valiosa oportunidade para estabelecer relações e construir sua comunidade de leitores ou fãs. E hoje você pode melhorar isso com a ajuda das mídias digitais online. Quer você promova um bate-papo no Twitter, ou um webinar, um vídeo ao vivo no Facebook ou uma entrevista tipo podcast, você pode alcançar mais pessoas e muito mais facilmente.

Você provavelmente já assistiu a um vídeo ao vivo no Facebook. Eles não levam muito tempo para produzir e permitem que as pessoas se conectem com você em um nível mais pessoal. Você pode falar sobre como compôs seu livro, compartilhar uma história sobre o mesmo, ou até mesmo responder a perguntas de seus leitores.




3. Ignore os comunicados de imprensa e os kits de mídia em troca da criação de relacionamentos reais. Lembro-me de quando eu gastava boa parte do meu tempo elaborando comunicados de imprensa. Mas agora, os “press releases” são, definitivamente, coisas do passado. A nossa era digital tem a ver com conexão e acessibilidade. O mesmo vale para kits de mídia. Todas as informações utilizadas para a criação de um kit de mídia agora podem ser acessadas facilmente online.

4. Levante-se e mostre-se. Os leitores de hoje querem saber sobre você, autor(a). Mesmo se você tiver uma ou outra crítica desfavorável nas mídias sociais, é do seu interesse se juntar à conversa e desenvolver uma presença online. Para torná-lo(a) mais confortável com a ideia pense em sua presença online como apenas uma outra maneira de manter uma conversa com seus leitores. Para que as pessoas despertem um interesse em seu ebook, mais do que nunca elas precisam saber sobre você. E para isso elas têm que ser capazes de encontrá-lo(a) online.

Comece com um site. Em seguida, tente uma plataforma de mídia social grande com uma página no Facebook. Em breve o seu nome irá aparecer até em uma simples pesquisa no Google.

5. Esqueça a ideia de se tornar atraente para todos. O tempo dos generalistas acabou. Qual é o seu ponto forte? Torne-se uma autoridade reconhecida em seu campo e em sua própria área de especialização. Portanto, esqueça a ideia de se tornar atraente para todos. Se você construir a sua autoridade social em um nicho específico, você será mais bem sucedido.

Um último conselho: uma coisa que nunca será ultrapassada no marketing online é ser autêntico(a). Não tente ser outra pessoa.




Comente