Como encontrar o formato ideal para seu ebook

Como uma designer de ebooks, eu entendo o desejo de fazer com que o projeto da cópia de um livro impresso espelhe o seu homólogo ebook. Mas, como uma leitora e desenvolvedora, sei que publicações impressas são diferentes o suficiente de suas versões digitais. Um projeto nem sempre atende ambos os fins.

Neste post vou discutir como decido qual o formato recomendar a meus clientes, além das diferenças entre o projeto para impressão e para ebooks.

conversao de ebooks

Layout fixo ou fluido?

Particularmente para layouts de impressão complexos, os editores frequentemente querem o layout fixo, em que o ebook é idêntico ao design de impressão, incluindo a escolha de fontes e tamanhos, bem como a posição do texto e imagens.

Mas, para isso, eu pergunto aos clientes o seguinte:

“Você já leu complexos ebooks de layout fixo em dispositivos como o iPad ou iPhone? Você está satisfeito em ter que dar zoom e visão panorâmica ao redor da tela? O que você acha da experiência de leitura em um smartphone? Você alguma vez já perdeu o contexto da área ampliada? Ou o que você me diz sobre a experiências como de popups em um Kindle? Depois de um tempo, você mesmo sabe onde você está na página? Será que a interação necessária para ler ajuda ou dificulta a experiência de leitura?

Eu não sou uma fã de dos layouts fixos quando se trata de designs complicados. Mas acho que é uma ótima opção para livros ilustrados para crianças, livros de arte e outras publicações que contenham uma pequena quantidade de texto cercado por imagens.

Nem sempre consigo convencer os clientes a adotarem um layout fluido. Para ser honesta, tenho muito mais trabalho em repensar um projeto originalmente impresso para adaptá-lo a layout fluido do que desenvolver um ebook de layout fixo. Mas, colocando minhas razões de lado, acho que os leitores se beneficiam com uma cuidadosa consideração na escolha do formato.

Uma questão muito mais prática é o uso de fontes, pois um ebook de layout fixo pode incluir fontes incorporadas. Isso pode ser problemático. Em primeiro lugar, as fontes devem ser OpenType ou TrueType (font.otf, font.ttf), não PostScript (que você pode encontrar em títulos mais antigos).

Você precisa iniciar uma sessão para visualizar o restante do conteúdo.Por favor, . Você ainda não possui uma conta de usuário? Cadastre-se!

Comente