Como ler um ePUB no Kindle Paperwhite

Muitos usuários do Kindle buscam soluções para ler ebooks no formato ePUB no Kindle Paperwhite (este leitor não suporta ePUB).

Nesta postagem apresento um método para ler livros digitais ePUB no Kindle Paperwhite.

Converter ePUB para Kindle

Para começar, vamos analisar porque não podemos abrir diretamente um ePUB no Kindle Paperwhite.

  • a Amazon suporta apenas os usuários que leem ebooks comprados de suas lojas (os seus próprios formatos para Kindle, como por exemplo: mobi, azw3, AZW). Teoricamente, os leitores não têm permissão para ler arquivos comprados ou baixados a partir de outras lojas ou sites;
  • muitos ebooks ePUB adquiridos (tais como ebooks do Google, Kobo, Sony), estão protegidos com limitação de DRM, o que impede a leitura desses arquivos ePUB em dispositivos de leitura não suportados, como o Kindle Paperwhite.

Mas existem soluções fáceis.

Converter ePUB para formato compatível com Kindle

Para ler um ebook ePUB no Kindle Paperwhite a melhor e mais simples maneira é a conversão dos arquivos.

Sabemos que os dispositivos de leitura Kindle leem formato compatíveis com o Kindle. Então, que tal converter o ePUB para um formato legível?

Para convertermos ebooks para leitura no Kindle Paperwhite será necessário um conversor. Aqui estão 3 ferramentas:

Ferramenta 1: Converter ePUB com Calibre

Como um fã de ebooks você deve conhecer o Calibre. Esta é uma ferramenta gratuita de gestão de ebooks e que nos ajuda a converter ebooks de um formato para outro. Assim, você pode usá-la para converter seus arquivos ePUB para o formato Kindle.

Baixe o Calibre, instale-o e abra-o. Em seguida, adicione os seus ebooks ePUB baixados, selecione-os e clique no ícone “Converter livros“.

A partir da janela pop-up que vai aparecer, escolha “Mobi” (como o formato de saída).

O melhor formato de arquivo para Kindle é o mobi.

conversor de epub para mobi

Preço: grátis

Ponto positivo: converte qualquer formato; edita os metadados; possibilita a leitura em computadores.

Ponto fraco: não é possível converter se o DRM estiver ativado.

converter ebooks com Calibre

Ferramenta 2: Converter ePUB com um conversor online

Se você acha que instalar softwares como o Calibre é um pouco inconveniente, não se preocupe. Você pode usar um conversor online.

Zamzar – famoso por converter gratuitamente arquivos online.

CloudConvert – conversor online de ebooks que garante suportar 199 formatos. Também pode ajudar você a enviar arquivos para o Dropbox.

Preço: grátis

Ponto positivo: não é necessário instalar no computador; converte arquivos muito rapidamente.

Ponto fraco: não é possível converter ePUB com DRM ativado; só converte arquivos um por um (não suporta conversão por lotes); exige login.

Ferramenta 3: Converter com o Ultimate eBook Converter

Os 2 conversores acima apresentam o mesmo problema: não podem converter arquivos ePUB com DRM ativado.

Mas, na verdade, a maioria dos ebooks ePUB adquiridos estão com DRM ativado.

Então, se você deseja converter seus ePUB’s para o Kindle sem dificuldade, o Ultimate eBook Conveter irá ajudá-lo. Além do mais, esta ferramenta também suporta a conversão por lotes. Apenas com um clique, o trabalho está feito.

epubor ultimate

Em primeiro lugar baixe e instale a ferramenta.

Em seguida, adicione os ebooks ePUB (tanto os ebooks protegidos por DRM, como os livres de DRM). Então, selecione o formato de saída “mobi” e clique no botão “Convert“.

Preço: US$ 24,99 (na data da publicação desta postagem)

Ponto positivo: remove DRM de ePUB e converte para mobi; com apenas 1 clique você pode converter vários ebooks; também é possível editar os metadados dos ebooks, a capa, etc.

Ponto fraco: é um shareware. Você tem que comprar a licença para usá-lo plenamente.

Avisos:

1. Para ebooks protegidos por DRM, para extrair com sucesso o DRM certifique-se de que você pode ler o arquivo ePUB no Adobe Digital Editions.

2. Para alguns eBooks Kobo eles geralmente estão no formato KEPUB e não no formato ePUB comum. Isso significa que primeiramente você deve converter do KEPUB para ePUB. Depois de converter seus ebooks ePUB para o formato Kindle, transfira os arquivos convertidos com um cabo USB. Então você poderá desfrutar de seus arquivos.

 




Comente