Tabelas, fontes e símbolos matemáticos em ebooks

Normalmente os formatos de ebooks trabalham bem com texto padrão. Mas outros elementos comuns a ebooks de não-ficção, muitas vezes são mal representados ou reproduzidos (como tabelas ou fórmulas matemáticas), quando aplicados ao texto.

Neste post vou abordar algumas técnicas para lidar com esses elementos.

Problemas com tabelas, fontes e símbolos matemáticos

Aqui estão alguns problemas típicos que você vai encontrar quando tentar adicionar estes elementos a textos de ebooks:

  • tabelas perdem colunas e apresentam-se de modo diferente em diversos dispositivos de leitura;
  • caracteres especiais e símbolos são frequentemente encontrados em conjuntos de caracteres “estendidos”, que muitos dispositivos não suportam;
  • opções de fonte especiais podem ficar muito bem em seu próprio dispositivo de leitura, mas podem ter péssima aparência em muitos dispositivos porque não têm a fonte instalada e, por isso, irá substituir por uma fonte diferente com resultados variáveis.

No futuro, a promessa é que os novos formatos, ePUB3 e Kindle Format 8, acabarão por melhorar o suporte para este tipo de formatação. Mas, enquanto isso, aqui está como você pode melhor lidar com isso e atingir o maior número de leitores.

Tabelas e fórmulas matemáticas

A forma mais comum para lidar com estes problemas é converter tabelas e fórmulas matemáticas para imagens e inseri-las em seu documento.

Tenha em mente o seguinte:

Você precisa iniciar uma sessão para visualizar o restante do conteúdo.Por favor, . Você ainda não possui uma conta de usuário? Cadastre-se!

Comente