Como formatar o seu manuscrito para conversão

Normalmente, na base de toda boa conversão de ebook está um arquivo do Word bem formatado.

Se você é um autor ou autora, então, você deve saber como usar o Word e uma variedade de outros programas de relacionados à publicação.

Muitos autores têm o costume de usar o QuarkXPress e até mesmo o InDesign. Em seguida, usam o Adobe Acrobat para produzir uma versão PDF para impressão. Mas não aconselho fazer isso.

Você pode fazer uma conversão bem sucedida de se ebook seguindo as dicas que aprendi e que compartilho nesta postagem. Veja como você pode fazer, passo a passo.

Nota do editor: esta postagem contém 13 imagens, 2820 palavras e compõe 13 páginas no formato Word. É restrita aos associados do nosso site. Nossos associados têm acesso a todas as postagens do site. Para ler esta postagem acesse AQUI. Apenas, R$ 4,99 (pagamento único) para todo o conteúdo.

Preparação do manuscrito

Antes de começar a formatar qualquer coisa, certifique-se de que seu trabalho está completamente concluído (revisão ortográfica etc).

Seu manuscrito deve estar perfeito. Faça todas edições e revisões antes de iniciar a formatação. Fazer alterações em seu manuscrito durante ou após a formatação pode criar problemas que afetarão o sucesso da posterior conversão do seu ebook.

Se você está trabalhando sobre um texto importado para o Word (a partir de um PDF ou de um programa de diagramação como o InDesign, por exemplo), você vai precisar limpá-lo, pois o texto provavelmente vai conter uma quantidade significativa de formatação oculta que não aparece mesmo quando você usa o recurso “Mostrar Tudo” do Word, ou seja, o Pilcrow (¶). Veremos isso a seguir.

Formatação no Word

E mesmo se o seu manuscrito foi escrito originalmente no Word, sua conversão será provavelmente apenas um pouco menos problemática.

Assim, se o texto já está no Word ou foi convertido de outro formato para o Word, certifique-se de se livrar de qualquer formatação oculta.

Como remover formatação oculta do Word

Antes de começarmos, salve seu arquivo original com outro nome (faça um backup do arquivo, para o caso de algo sair errado. Você terá uma cópia do arquivo original). Ok?

Há duas maneiras de remover formatação oculta no Word. E você deve fazer as duas coisas.

Primeiro, selecione todo o seu texto, copie e cole-o em um arquivo do Bloco de Notas (Windows). Então, imediatamente corte e cole-o de volta para um novo arquivo em branco do Word. O Bloco de Notas, automaticamente, remove a formatação oculta indesejada durante este processo.

Você precisa iniciar uma sessão para visualizar o restante do conteúdo.Por favor, . Você ainda não possui uma conta de usuário? Cadastre-se!

Comente