eBooks Kindle: perguntas e respostas

Você pretende publicar seus ebooks na Amazon? Então você precisa saber mais sobre os ebooks Kindle.

O que você precisa para publicar na Amazon KDP?

A resposta curta é: você precisa de um arquivo MOBI (o formato de arquivo utilizado pela Amazon para livros digitais) e uma capa (a imagem que a Amazon mostra em sua página de vendas e as miniaturas).

Como posso criar meu arquivo MOBI?

Dependendo do seu grau de conhecimento técnico, algumas pessoas vão dizer que tudo o que você precisa é um arquivo do Word for Windows. Use o arquivo do Word, use uma capa que você criou com o Criador de Capas da Amazon (que você acessa e usa gratuitamente através de sua conta na Amazon KDP) e pronto.

Nós temos um ebook à venda que ensina como trabalhar com o Criador de Capas da Amazon 

Mas aqui está a verdade: você sabe (e nós sabemos) que todos nós já vimos esse processo do “faça você mesmo”. Claro, alguns autores e autoras se saem muito bem no processo de formatação e conversão. Mas se você quer um trabalho profissional, a história é outra.

Não se deixe enganar

Um ebook Kindle não é um arquivo de um processador de texto comum. Nessa matéria, eles sequer são editáveis. Um ebook Kindle é, na verdade, um arquivo de banco de dados binário, construído a partir de sua fonte HTML. Em suas entranhas, um ebook Kindle é HTML. Para criar um ebook de boa aparência você precisa ter um bom domínio não só de HTML (sim, o mesmo HTML que faz os sites funcionarem), mas também dominar “CSS”.

CSS é o acrônimo de Cascading Style Sheets que em português pode ser traduzido como “folhas de estilo em cascata”. É uma especificação que define como serão exibidos os elementos que compõem uma página, um documento ou aplicação Web.

Esses são alguns dos segredos para fazer ebook “funcionar” corretamente, quer esteja ele sendo lido em um tablet Amazon Fire, em um e-reader do tipo Paperwhite ou um aplicativo de leitura de para smartphones Kindle.

O que muitos autores novatos não sabem é que se seu ebook for mal formatado, contiver erros de digitação ou outros erros, a Amazon vai notificá-lo através de um KQN (ou seja um Aviso de Qualidade Kindle). Isso requer que você corrija o seu ebook e torne a enviá-lo.

Se o problema persistir, a Amazon vai retirar o ebook da venda e forçar a correção. Você pode evitar esse problema embaraçoso (e caro) com a contratação de uma empresa para formatar e converter seu livro digital com qualidade desde o início. Nós, por exemplo.

Como saber que o ebook terá a mesma aparência quando publicado?

Sugiro que você faça o download do software gratuito Kindle Previewer, que permite que você veja exatamente a aparência do seu ebook em uma variedade de leitores da Amazon.

Com o Kindle Previewer você poderá ver a aparência do ebook em um tablet Fire, um leitor Voyage e outros dispositivos de leitura Kindle similares.

Àqueles que contratam nossos serviços, não só permitimos que vejam os arquivos do ebook (antes de publicá-lo na Amazon), como solicitamos que o aprovem.

 

Comente