Excelente ferramenta para criar ebooks: Jutoh

(Atualizado em: 27 de março de 2017)

O que é Jutoh?

Jutoh é um editor para criar seus ebooks. Com ele você pode criar um ebook do zero ou pode importar um ebook já existente.

Ao contrário da maioria dos processadores de texto, o Jutoh divide o conteúdo do ebook em seções, o que é mais adequado à forma como os ebooks funcionam. O Jutoh é um pouco parecido com um processador de texto (como o Word, por exemplo), pois suporta a formatação de conteúdo. Contudo, ele é voltado para gerar uma variedade de formatos de ebooks, com várias ferramentas que ajudam você com esta tarefa. Você pode adicionar imagens a seus documentos e (experimentalmente) som e vídeo nos formatos suportados.

Para início de conversa, aqui estão algumas coisas que o Jutoh não é:

  • o Jutoh não é apenas um conversor. Embora você possa importar vários formatos de arquivo diferentes, ele é um editor através do qual você pode escrever conteúdo e aplicar formatação;
  • ele não é um editor de HTML. Você pode inserir algum código HTML e CSS até o ebook estar terminado, se desejar, mas o Jutoh controla a maior parte da geração de HTML e, assim, você não pode editar todo o HTML gerado por ele;
  • o Jutoh não é um programa de layouts complexos. Mas é ideal para autores independentes. Não espere criar várias colunas, caixas de texto ou posicionamento absoluto de conteúdo. Ele é otimizado para as necessidades relativamente simples da maioria dos ebooks que geralmente são lidos em pequenos dispositivos com pouco espaço para formatação elaborada. Dito isto, alguns truques estão disponíveis se você precisar ir além das capacidades de formatação básica do Jutoh.

Além disso, esta ferramenta ajuda você a criar uma capa para seu livro digital (com um design de capa simples), que pode substituir as informações dos metadados (título, autor e assim por diante) no projeto. Crie um design a partir do zero ou comece a partir de um dos modelos fornecidos pelo Jutoh.

O Jutoh tem facilidades para compilar uma tabela de conteúdo e sumário, e pode compilar referências, quer no final de uma seção ou em uma seção separada. E, é claro, você pode criar links entre páginas e links para sites externos.

Ele funciona no Windows, Mac OS X e no Linux (uma única licença serve para qualquer ou todas essas plataformas, o que é útil se você tiver uma variedade de máquinas), e o programa pode ser executado a partir de uma unidade USB.

Todas as informações de um determinado projeto do Jutoh são armazenadas em um único arquivo com extensão “.jutoh”, o que facilita a transferência e o backup.

Conversão de ebooks com Jutoh

Que tipos de ebooks podem ser criados com o Jutoh?

O Jutoh é bom para a maioria dos tipos de ebooks, incluindo:

  • Romances;
  • Coleções de histórias curtas;
  • Biografias;
  • Livros de auto-ajuda;
  • Artigos;
  • Manuais;
  • Livros fotográficos;
  • Ebooks com requisitos de layout simples.

Além disso, você pode inserir imagens no Jutoh.

Mas você precisa estar ciente de algumas limitações. O Jutoh não suporta layout tabular muito complexo (embora isso possa ser feito via HTML bruto, ou formatando em outra ferramenta e importando como uma imagem).

Também as caixas de texto flutuantes ou regras e bordas complexas precisarão de HTML/CSS ou imagens personalizadas para dar bons resultados. Equações matemáticas ou outras fórmulas não são suportados, mas novamente, podem ser acrescentadas através da inserção de imagens.

Não espere que o layout de um documento complexo de processador de texto possa ser reproduzido, exatamente, como se fosse exportado para PDF.

O ciclo de criação de ebooks no Jutoh

Estas são, aproximadamente, as etapas envolvidas na criação e distribuição de um ebook através do Jutoh:

  1. Crie um projeto, importando um arquivo existente, se você tiver um;
  2. Edite o conteúdo do livro, os metadados e a capa;
  3. Escolha uma configuração (aproximadamente equivalente ao formato) e compile o ebook;
  4. Verifique se há erros no arquivo, por exemplo, usando o EpubCheck;
  5. Se houver erros mostrados na etapa 4, retorne para a etapa 2 (acima);
  6. Visualize o arquivo manualmente. Se houver erros, retorne para a etapa 2;
  7. Carregue o resultado final para uma ou mais livrarias online (por exemplo, a Amazon).

Os passos 1 a 5 são suportados diretamente pelo Jutoh. Como você pode ver, existem elementos de conversão de arquivos e edição no Jutoh. Você pode importar um arquivo e descobrir que não há nada a fazer exceto gerar o ebook.

Ou você pode criar um projeto do zero e fazer toda a sua edição no Jutoh.

Como o Jutoh é executado no Windows, Mac e Linux, você pode usar a maioria das máquinas desktop ou notebooks e até mesmo alternar entre elas, já que o formato de arquivo “.jutoh” é portátil (e, como já disse, uma única licença serve para qualquer sistema operacional).

Uma pergunta que as pessoas costumam fazer é: “O Jutoh pode criar um ebook criptografado?” A resposta curta é “Não”. Mas, na verdade, isso seria um recurso inútil. Os sites das livrarias online para as quais você estará fazendo o upload de seu ebook requerem conteúdo não criptografado. É o site do fornecedor de ebooks (como a Amazon) que estará fazendo qualquer criptografia.

A menos que você seja uma grande editora com um acordo com a Adobe, por exemplo, você não poderá inserir nenhuma criptografia oficial que possa ser reconhecida por qualquer leitor de ebooks. Se você está distribuindo o livro você mesmo, provavelmente a melhor política é deixar sem criptografia: os clientes tendem a odiar DRM (Digital Rights Management) pois restringe a liberdade de usar o livro em diferentes dispositivos.

Então, basta colocar um parágrafo na página de rosto pedindo-lhes educadamente para que não copiem o ebook de forma não autorizada. Qualquer pirataria que aconteça pode muito bem aumentar suas vendas, aumentando a publicidade em torno de seu livro.

Formatos de Ebooks

Existem três principais formatos de livros eletrônicos em uso atualmente:

  • ePUB: um padrão aberto suportado por todos os dispositivos de leitura não-Kindle;
  • Mobipocket: um formato proprietário específico para o Amazon Kindle, mas também suportado em outros dispositivos de leitura;
  • PDF (Portable Document Format), um formato proprietário da Adobe suportado pela maioria dos dispositivos.

Existem outros formatos, incluindo texto simples e HTML, mas os 3 acima são os mais importantes.

Epub é o padrão da indústria com ampla adoção. Ele é flexível o suficiente para a maioria dos fins a que um ebook se destina. É basicamente um arquivo zip contendo o conteúdo em formato XHTML, além de metadados que descrevem o conteúdo e fornecem informações de navegação.

A Amazon comprou e adotou o formato Mobipocket para seus dispositivos Kindle. O Mobipocket é como uma versão recortada do e PUB: na verdade, o aplicativo “Kindlegen” usado para compilar um livro Mobipocket usa todos os mesmos arquivos que você vê em um ebook ePUB. No entanto, a forma como um leitor Mobipocket interpreta um ebook é diferente de um leitor de ePUB’s, com limitações na formatação que têm de ser levadas em conta pelo autor. O novo formato KF8 da Amazon elimina muitas dessas limitações.

Já o PDF sempre teve uma forte presença no mercado, porque ele pode fielmente processar o layout que você vê em publicações como brochuras, com uma tradução direta de um arquivo de um processador de texto convencional. No entanto, o PDF é menos satisfatório em dispositivos móveis, porque geralmente o layout não pode “fluir” para tirar proveito de telas pequenas e solicitações de diferentes tamanhos de letras. Assim, em uma tela pequena, o leitor termina tendo dar um zoom do tipo “pinçar”. Claramente, esta não é uma boa solução geral para a leitura de ebooks, a menos que o leitor tenha um dispositivo com uma tela particularmente grande, e mesmo assim o leitor terá problemas para ajustar o tamanho da fonte, deixando áreas em branco.

Conclusão

Em resumo, se você é um autor ou autora que leva a sério sua profissão, ter o Jutoh na sua caixa de ferramentas é uma boa opção.

O preço atual do Jutoh é 39,00 dólares para a versão mais simples e de 80 dólares (para a versão Plus suporta scripts e modelos HTML, para empresas que desejam automatizar a produção de livros eletrônicos ou adicionar código personalizado). Compre o Jutoh aqui.

Comente