Como promover seus livros, sem perder amigos

Há uma linha muito tênue entre promover seus ebooks e a si próprio (como um autor ou autora) e ser um chato.

USAR LETRAS MAIÚSCULAS é como gritar com as pessoas. Isso não é adequado. Nem postar 100 mensagens por dia lincando para o seu ebook à venda na Amazon. Gritar “COMPREM MEU LIVRO” é algo que aborrece.

Então, como você pode ser agressivo ou, mais precisamente, determinado, pró-ativo, produtivo e eficaz na promoção de seus ebooks? Como pode aumentar as vendas e ainda preservar seus amigos e amigas?

A resposta é canalizar sua motivação, energia e ambição para as áreas mais produtivas do marketing.




Como promover seus ebooks e manter os amigos

Mantenha um blog. Quanto mais você postar em seu blog, mais comentários você obtiver, quanto mais pessoas visitarem seu blog, melhores posicionamentos você vai conseguir nos mecanismos de busca como o Google (e mais exposição você receberá).

Um blog também mostra suas habilidades como escritor. Então, mantenha seu blog ativo. E sempre, sempre responda aos comentários que você receber.

Adicione publicidade ao seu blog. Certifique-se de que você está ganhando dinheiro com seu blog, para que possa voltar a investir o dinheiro na promoção de seus livros digitais e cobrir seus custos.

Comente. Leia blogs, artigos de jornais, aprenda e adquira o hábito de deixar um comentário inteligente nos blogs de terceiros. Cada comentário que você faz é um potencial link de volta para você e para seus ebooks.

Post como autor visitante. Escrever um post em um blog popular sempre vale a pena. Portanto, peça para postar como autor visitante. Nós aceitamos autores visitantes. Entre em contato.

Além disso, há a situação inversa. Convide blogueiros para postarem em seu próprio blog.

Promova a si mesmo. Utilize diversas plataformas de mídia social e adicione conteúdo do seu blog em particular em todos os lugares que você puder. Twitter, Facebook, StumbleUpon, Pinterest, Google+ e LinkedIn são boas opções.

Uma dica extra: o FlipBoard tem se revelado uma plataforma com bons resultados para mim.

Faça pleno uso das ferramentas promocionais do KDP. Se você estiver inscrito no KDP Select, use todos os dias da sua promoção gratuita para ajudar a melhorar seu ranking de vendas.

Ocasionalmente (compre) atraia curtidas no Facebook. Você pode obter uma grande quantidade de “curtidas” adicionais.

Selecione boas categorias. Nunca, repito, nunca se esqueça de verificar regularmente as categorias e as sete palavras-chave do seu ebook no KDP. Esta deve ser sempre uma tarefa constante (ao menos uma vez a cada 90 dias).

Se o ranking do seu ebook estiver caindo, então altere uma das categorias ou pelo menos 4 palavras-chave. Pesquise novas palavras-chave que não só melhor se adequem ao seu livro, mas encontre as que vão colocar seu ebook em sub-categorias menos competitivas. Mesmo se você tem algumas boas palavras-chave, procure outras para substituir aquelas mais fracas.

Pense. Nunca acredite que hoje será como ontem, ou que amanhã será como hoje. Esteja sempre pronto para mudar, adaptar e experimentar.

Há muitas maneiras que você pode promover agressivamente os seus ebooks e a si mesmo (como um autor ou autora), sem perturbar o mundo ao seu redor. Mas lembre-se: sempre faça isso de forma inteligente e produtiva, e você não só vai manter seus amigos, mas também vai vender seus livros.




Comente