14 dicas para criar uma capa para ebook Kindle

(Atualizado em: 27 de março de 2017)

Eu já vi centenas de capas de ebooks: terríveis, horrorosas, inúteis, horríveis. Capas que quebram todas as regras de um bom design.

As dicas que apresentarei nesta postagem não são exaustivas pois, como qualquer forma de arte, o design de capas de ebooks pode ser um assunto bastante subjetivo. Então, por favor, leve isto em conta (e seus comentários serão muito bem-vindos).

Mas antes de começar, vamos falar sobre o que deve ser o projeto de uma capa de ebook. Isso pode ser facilmente resumido em uma palavra: funcionalidade. Então, que funções a capa de um ebook deve cumprir?

  • A capa deve se destacar na página de venda da Amazon;
  • Deve definir o espírito, o humor, do ebook;
  • Estabelecer uma marca (se for parte de uma série);
  • Mostrar que existe um alto nível de qualidade. Se a capa for pobre, então o potencial leitor (comprador) não terá grandes esperanças em relação ao conteúdo.

1. Imagens: não seja literal

Os mundos das artes visuais e das palavras escritas colidem na capa de um ebook. Este é o primeiro problema real que encaramos.

Se estamos falando de ebooks de ficção, o leitor elabora todo um mundo ficcional em sua cabeça a partir das palavras que o autor colocou na página. No momento em que você coloca algo muito literal na capa você corre o risco do leitor confrontar isso com a imagem em sua cabeça. Isso estraga o gosto que a leitura proporciona.

Se você tiver selecionado uma imagem que simplesmente diz o que um personagem ou um lugar se parecem, então você terá cometido um erro. Você deve se perguntar: “a imagem que escolhi parece exatamente como eu vejo os personagens na minha cabeça? Eu posso usá-la?”

Bem, eu sinto muito mas, não, você não pode fazer isso, pois você estará tirando a imaginação do leitor com uma imagem deste tipo.

Imagens literais devem ser evitadas a todo custo. Então, você quer usar uma imagem, mas não quer ser literal. O que você pode fazer? A resposta é simplesmente usar uma imagem para definir o humor, o espírito, do ebook. Tornar a capa algo abstrato. Dê um passo para o lado, ou seja, use símiles e metáforas. Use-os para chegar a uma boa ideia metafórica ou abstraída de sua capa.

Aqui está um exemplo de capa que define o estado de espírito de um ebook em questão. A capa dá uma sensação do que o leitor encontrará no livro, em vez de dizer isso direitamente.

capas de ebooks para a amazon kdp

 

2. Fotos: evite imagens populares

Certas imagens de bancos de imagens têm sido tão usadas que se tornaram sem sentido. Não transmitem nenhuma informação de valor e não carrega nenhuma mensagem emocional positiva. Isso é o que se pode denominar “cliché visual”.

A imagem não fornece nenhuma pista quanto à natureza do ebook e parece ser pouco mais do que uma imagem reservada para preencher o espaço.

A única razão para recorrer a esses clichês banais é a preguiça. Existem literalmente milhões de belas imagens disponíveis online e você também deve ser capaz de produzir imagens únicas para suas capas.

Não me entenda mal. Não estou escrevendo isso com um ar de superioridade. Eu já fui culpada de usar clichês, como qualquer outra pessoa. Afinal, quando o tempo e o orçamento são limitados, você não tem os recursos para contratar um fotógrafo.

No entanto, apenas porque você é forçado a usar fotografia de bancos de imagens isso não significa que ela tem que ter uma aparência horrível. Existem várias técnicas que podem ajudar a evitar clichês mesmo quando o tempo e o orçamento são limitados.

Por exemplo, você pode usar ilustrações. Cada vez mais capas estão usando ilustrações em vez de fotografia. Mesmo uma ilustração obtida em um banco de imagens frequentemente transmite mais personalidade do que uma fotografia.

O estilo de ilustração usado diz algo sobre o ebook e o conteúdo dele. Ilustrações fazem uma declaração e não necessariamente precisam ter uma aparência infantil, como muitos clientes temem.

3. Fotos: pague pelo que funciona

Se você não tem permissão para usar uma imagem ou você não sabe quem é o proprietário da imagem, então as chances são que você não pode usá-la.

Você gostaria que alguém roubasse os direitos de seu livro? Você precisa mostrar o mesmo respeito pelos artistas ou fotógrafos. Tendo dito isso, há sites gratuitos nos quais você poderá obter boas imagens. Mas sempre recebemos o que pagamos: imagens pobres.

Não tenha medo não, pois existem algumas soluções eficazes muito baratas. A minha solução favorita para o trabalho comercial é provavelmente Shutterstock porque eles têm excelente controle de qualidade e um vasto arquivo de imagens. O preço também é razoável (algo em torno de US$ 2 a US$ 10, dependendo do tamanho da imagem que você quer).

Soluções alternativas: iStock

Sites de banco de imagens gratuitas: Pixabay, MorgueFile

4. Fotos: não crie composições

A menos que você seja um mestre com o Photoshop (ou o GIMP), então eu gostaria de repetir: “Não crie composições”.

Fotos são produzidas a partir de ângulos diferentes, têm diferentes saturações de cores e estilos. Muitas imagens juntas em uma única capa será algo como se você cortasse imagens de diferentes revistas e as colasse em um pedaço de papel. A capa terá uma aparência amadora e isso vai denegrir a qualidade da obra-prima que você escreveu.

Outra coisa que você precisa considerar é que quanto mais complexa for a imagem da capa, mais difícil será vê-la em miniatura na página de vendas da Amazon. Uma grande imagem é mais poderosa do que 5 imagens diferentes.

5. Evite desenhos caseiros

Há muito poucas pessoas que são tão talentosas em desenhar como são na escrita.

Mas sempre há a tentação de querer escrever, atuar, dirigir e compor a música para o “seu próprio filme”; e dizer para si mesmo: “eu posso criar uma capa incrível”. Ou pior: conseguir que aquele seu amigo que é apenas “brilhante no desenho” desenhe uma imagem do personagem principal ou uma cena do livro.

Isso também é algo que não se deve fazer.

Você pode pensar que isso dá um toque pessoal à capa. Mas não é isso que vai acontecer. As pessoas são críticas por natureza; elas nem sequer vão se preocupar em analisar o seu estilo de escrita se acharem que a capa do ebook está mal desenhada, por um amador.

Assim, se você quiser utilizar um desenho em vez de uma imagem, isso não é um problema, pois os sites que listei acima também têm ilustrações (todas de qualidade). Pague alguns reais e obtenha algo profissional e adequado.




6. Layout: cores

Aqui nos deparamos com grandes problemas. É muito difícil para mim ensinar a você como usar cores.

Isso é algo que você sente. É algo que você precisa experimentar para obter cores que fiquem bem juntas.

Tenho projetado capas há mais de 6 anos e eu ainda sinto que devo me acostumar com isso.

Meu conselho aqui seria a utilização de um algum software que permita que você mude a cor, enquanto projeta sua capa. Eu pessoalmente uso o Xara Xtreme Pro Versão 4, que é uma aplicação de imagens vetoriais.

Mas o conselho simplificado que posso dar é este:

  • Se você usar algo ousado tenha sempre em mente o contraste;
  • Não use mais de 3 cores;
  • Evite cores primárias que você encontra no MS Paint (verde, vermelho, azul);
  • Misture suas próprias cores por si mesmo (tons de cores fortes);
  • Descubra que cores funcionam por meio de testes. Tente combinações diferentes ao lado uma das outras para ver o que funciona;
  • Pesquise no Google por “bonitas paletas de cores”, ou por “cores que funcionam bem juntas ” etc.

 

7. Layout: não tenha medo de espaços livres

Como a cor, quando se trata de projetar o layout da capa de um ebook, você terá que fazer muitas tentativas e cometer muitos erros até que algo tenha uma aparência equilibrada.

Um dos principais problemas que eu sempre vejo em um monte de capas é que as pessoas pensam, porque a capa vai estar em miniatura na Amazon, então ela deve preencher toda a tela.

Os olhos são naturalmente atraídos em torno do que eles estão vendo; todos os elementos competem por prioridade e atenção. A melhor maneira para um projeto de capa é dar aos elementos muito espaço para “respirar”.

Não é diferente de escrever: se você colocar muitas palavras complicadas ou adjetivos na mesma frase, ou muitos elementos em uma metáfora ou símile, o texto torna-se confuso. Uma boa escrita é equilibrada por espaços. O mesmo ocorre com o design.

Nos projetos abaixo, o projeto à direita é o design final adotado. Mas um designer preocupado em usar todo o espaço pode se parecer com algo semelhante às capas da esquerda ou do meio.

 ebooks capas

8. Fontes: use fontes comerciais

Há uma tentação de usar fontes que “têm uma aparência legal”, baixadas de algum site como, por exemplo, o site Da Font. A maior consideração é a qualidade das fontes que você está usando: fontes caseiras gratuitas são normalmente concebidas muito mal, ilegíveis em tamanhos pequenos (pense nas miniaturas das capas no site da Amazon), não espaçadas corretamente. Evite-as a todo custo.

Sempre procure algo clássico, limpo e de fácil leitura. Isso faz toda a diferença. Se o leitor não puder, imediatamente, ler o título do livro, então as fontes não são funcionais. A capa deve ser sempre funcional, bem como esteticamente agradável.

Mas você pode não estar disposto a pagar por fontes. Não tem problema, existem algumas fontes comerciais gratuitas (modernas, limpas, bem desenhadas):

MyFonts

40 Fonts

9. Fontes: não tenha medo de capas textuais

“Eu tenho que ter uma imagem na minha capa?” Esta é uma dúvida comum entre autores e autoras.

Isso seria chato não seria. Mas se algo é editado adequadamente, então pode apenas ser tão eficaz como um bom design. E pode ser algo poderoso e cativante.

Tudo se resume a selecionar as cores certas, usando as fontes adequadas e bom espaçamento entre elas.

Os exemplos abaixo são capas de ebooks apenas com texto:

capas de ebooks só com texto

10. Fontes: usando efeitos 3D e sombras

Se você olhar nos exemplos acima, você vai ver que nenhum deles tem efeitos 3D, sombras ou quaisquer outros efeitos especiais que as façam parecer “descoladas”.

Há uma razão muito boa para isso: você pode pensar que os efeitos 3D e as sombras dão destaque a seu texto. Mas isso não é verdade. Efeitos 3D realmente tornam o projeto de capa mais complexo (mais difícil para o olho entender).

Se você quer que seu texto salte da página, então, escolha as cores certas e uma fonte agradável. Se você estiver usando truques para tentar fazer sua capa se destacar, então isso pode ser alcançado com suas cores ou fontes.

 

11. Fonte: tamanho e localização

Não há regras rígidas e rápidas sobre onde você deve colocar o seu texto e ao que deve ser dada maior importância. Mas eu diria que para tornar uma capa memorável ou envolvente, o nome do autor não tem que estar em letras enormes.

Você pode dizer: “mas eu quero que as pessoas se lembrem do meu nome”.

As pessoas vão se lembrar do seu nome através do seu trabalho, não através do projeto da capa. Nomes em destaque podem funcionar para autores renomados, pois os potenciais leitores estão buscando por estes autores.

Da mesma forma: o título do romance é importante? Não, necessariamente. Tudo tem a ver com o que você quer dizer com a sua capa. E eu gostaria de recitar esse mantra simples: “a coisa mais importante é definir o humor, o espírito do livro, para que alguém seja atraído para ler a amostra grátis do ebook ou clicar no botão “Comprar”. Será que o seu nome enorme na capa irá fazer isso se você não é famoso? Eu acho que não.

12. Inspire-se no passado

Como todos os bons artistas (sejam eles gráficos desenhistas, pintores, músicos ou escritores) sempre é bom nos inspirarmos. Somos afetados pelo trabalho de outras pessoas. Não há nada errado em encontrar um estilo que você gosta e buscar algo similar.

A única coisa que você precisa ter certeza é não copiar as imagens ou o design. É uma questão de direitos autorais.

13. Lembre-se: mantenha a simplicidade

Eu diria que este é o ponto mais importante: um bom design é simples, ou com base em um conceito simples. Isso é mais relevante no site da Amazon, porque você tem pequenas imagens em miniaturas, muitos ebooks disputando a atenção, capas mal concebidas; por isso mantenha a capa de seu livro simples e limpa e ela vai brilhar como um diamante. Mas só se você seguir os pontos abordados acima.

E se tudo o mais falhar …

14. Obtenha ajuda de um profissional

Você pode ter todas as ferramentas à sua disposição: boas fontes, o tempo para trabalhar com cores e os espaçamentos, comprar a imagem perfeita etc, mas o seu design ainda pode ficar aquém do ideal.

Isto é porque você não é um designer.

Você é um escritor. Você aperfeiçoou seu próprio ofício – talvez ao longo de anos e anos.

Não é diferente com designers gráficos. Eles trabalharam muito para chegar ao ponto onde eles estão.

Há muitos bons designers. Escolher o profissional certo pode ser difícil. Mas eu gostaria de dar um conselho: se você estiver contratando um profissional para criar a capa de seu ebook faça-lhe algumas perguntas.

  • Existe um item ou conceito que é temático na capa?
  • Quais são as capas de livros que você já viu que você gosta?
  • Se o seu livro era um filme famoso, o que seria?

Um bom designer vai sempre fazer as perguntas certas antes de iniciar o trabalho, pois caso contrário estará desperdiçando seu tempo e os seus clientes.

Você pode nos contratar para desenvolver a capa ou a arte de seu livro.



Comente