Como planejar uma série de ebooks

(Last Updated On: 27 de março de 2017)

Escrever e publicar um ebook na Amazon tem muitas vantagens, especialmente quando você obtém sua primeira avaliação de 5 estrelas e as vendas vão bem. Mas, mesmo que você tenha escrito uma descrição atraente e selecionado boas palavras-chave, as vendas ainda podem ser pequenas.

Qual é a melhor maneira de aumentar as vendas?

Resposta: escrever outro ebook. Na verdade, escrever uma série inteira deles. Neste post, vou mostrar como planejar uma série de ebooks.

1. As vantagens de escrever uma série de ebooks

Escrever um ebook envolve disciplina e determinação. Escrever uma série deles (pelo menos em alguns aspectos), requer ainda mais determinação. Por isso, antes de começar a escrever a sua série de ebooks, é bom saber os benefícios de ter uma série publicada na Amazon. Então você pode decidir se uma série é ideal para você.

Mitos sobre ebooks

Escritores ou escritoras que estão apenas começando sua jornada de auto-publicação, muitas vezes cometem uma série de equívocos sobre o modo de escrever, sobre os ebooks e sobre edição.

Esses equívocos incluem:

  • um ebook deve ter mais de 200 páginas;
  • os ebooks devem vir da alma. Você escreve o que está em seu coração;
  • ebooks levam um longo tempo para serem escritos;
  • a escrita é (e deve ser) um trabalho duro.

Todos estes mitos têm algum fundo de verdade. Livros publicados de modo tradicional têm, em média, cerca de 200 páginas (ou 75.000 palavras). Isso não é porque 200 páginas seja o melhor tamanho para o compartilhamento de uma história ou uma ideia, mas porque livros de 200 páginas fazem mais sentido economicamente na comercialização e distribuição de livros impressos. Na verdade, muitos livros impressos são preenchidos com conteúdo desnecessário para torná-los livros de 200 páginas (quando poderiam ser muito mais curtos).

Ebooks podem ser tão curtos quanto um livro de 5.000 palavras.

Mas os ebooks (livros digitais) mudaram as regras sobre quão extenso um livro deve ser. Ebooks podem ter apenas 5.000 palavras. Você pode facilmente escrever um livro 5000 palavras em uma semana em seu tempo livre. Escrever um livro não precisa levar muito tempo ou ser um trabalho duro.

Quanto aos livros terem origem na alma, é verdade. Os livros escritos com paixão são mais propensos a se conectar com os leitores. Mas os livros vendem porque há um mercado para eles. Quando você está criando ideias para um livro (e se quiser que o seu livro seja rentável), então você deve encontrar o melhor denominador comum entre aquilo que “vem da alma” e o potencial de vendas.

Seu marketing

Os livros podem render dinheiro para você. Mas em última análise, os ebooks também são uma ferramenta de marketing para você, sua marca e seu negócio.

Escrever uma série é um ótimo negócio para o marketing, porque:

  • É mais provável que você ou sua marca sejam descobertos. Quanto mais ebooks você tem na Amazon, mais provavelmente um potencial leitor vai tropeçar em um deles durante uma busca no site ou através do mecanismo de recomendações da Amazon;
  • Cada ebook que você escreve é ​​uma ferramenta de marketing. Se um leitor gostar do primeiro ebook, ele estará mais propenso a comprar seus outros ebooks. Você também pode usar os exemplos de seu negócio em seu livro digital como uma ferramenta de promoção sutil;
  • Se você planejar bem a série, você pode dar o primeiro ebook de graça, criando assim um funil de vendas eficiente.

 

Descubra as vantagens dos ebooks curtos

Se você está pensando em colocar seus ebooks, juntos, em uma série, eu recomendo tornar cada ebook muito mais curto do que um ebook normal. Algo em torno de 5.000 a 20.000 palavras é o ideal pois isso beneficia tanto você como seus leitores.




Do ponto de vista dos autores, ebooks mais curtos são mais rápidos de escrever e editar. Isso não é só porque você está escrevendo menos palavras. É também porque com um ebook menor, há menos trabalho a fazer dando ao livro uma estrutura coerente.

Ebooks mais curtos também são melhores para os leitores. Por exemplo, as pessoas compram ebooks técnicos ou de negócios à procura de uma solução para um problema. Do ponto de vista do leitor, quanto mais rápido e mais simples você apresentar a solução, melhor. Além disso, você pode vender ebooks mais curtos a preços razoáveis, tornando-os mais acessíveis a seus leitores.

2. Ideias para a sua série

Sobre o que você escreverá sua série? Seus ebooks estarão mais propensos a vender se cada livro da série ajudar os leitores a resolver um problema específico.

Como proprietário de uma empresa, você pode direcionar o seu livro digital aos clientes, ajudando-os a resolver problemas comuns que você conhece bem. Ou você pode direcionar seu livro a outros empreendedores, informando como você aborda problemas em seu negócio.

Etapa 1: Comece com uma ideia de um ebook  único

Quando eu estou pensando sobre ideias para uma série de livros digitais, acho que é melhor começar com a ideia de um ebook único. Obter uma ideia para livro no papel ajuda você a decidir o tópico sobre o qual você quer escrever e quem você quer ajudar com seu ebook.

Nesta fase, tudo que você precisa é uma ideia sobre o que você quer escrever.

Passo 2: Deixe as ideias fluírem

Uma vez que você tenha uma ideia para o livro, você pode expandi-la em um esboço. Acho que é melhor fazer isso com caneta e papel, mas você também pode fazê-lo em um processador de texto.

Aqui é onde a mágica acontece. Como você começa escrevendo um esboço, você encontrará ideias e mais ideias. Você vai ver como seu livro cresce e cresce…

Etapa 3: divida suas ideias em uma série

À medida que seu livro cresce, você começará a perceber como pode dividi-lo em uma série.

Vou lhe dar mais ideias sobre como fazer isso na próxima etapa. O ponto chave a lembrar é que cada livro deve resolver um problema específico. Como você está escrevendo ebooks (em vez de postagens de um blog), cada ebook deve explorar esse problema em profundidade e fornecer uma gama de soluções.

O importante é manter o foco de cada ebook. Quando seu foco se alarga, você provavelmente estará começando uma ideia para outro livro digital.

Lembre-se: você quer que cada ebook ajude seus leitores. Mas você não quer colocar todas as suas ideias em um único livro digital. Portanto, divida suas melhores soluções entre vários ebooks.

Etapa 4: Dê tempo ao tempo

Criatividade é como fazer uma xícara de chá: se você der tempo, o sabor será melhor.

Se você der tempo a suas ideias, elas vão se desenvolver de forma mais rica e mais profunda. É útil ter um bloco de notas sempre por perto enquanto você está na fase de obter ideias. Você pode encontrar suas melhores ideias quando menos espera.

Mas não deixe que suas ideias maturem por tempo demasiado longo, pois, como o chá, se as ideias consumirem muito tempo, tornam-se frias e amargas.

Passo 5: Repita

De seu livro original, você criará ideias para ebooks menores. Esses ebooks menores podem se dividir novamente em dois ou três. Você pode continuar até que você tenha uma lista de ideias de cada um deles. O importante é escolher boas ideias. Afinal, você é quem vai transformar as ideias em ebooks.

3. Decida como estruturar sua série

Passo 1: Forneça um tema a sua série

As possibilidades são que suas ideias cresçam organicamente em torno de um tema comum. Se você ainda não tomou nota do que este tema é, navegue através de suas ideias e observe o que as conecta. Dois ou mais temas distintos? Você tem ideias para duas ou mais séries?

Passo 2: Dê um nome à sua série

Quando você fizer o upload de seus ebooks para a Amazon, será solicitado o nome da série.

Série de ebooks na Amazon

Tente estabelecer um vínculo entre o nome da série ao nome do seu negócio. Por exemplo, se o nosso site publicasse uma série, poderíamos chamá-la de “Guias de Como Publicar eBooks na Amazon”.

Etapa 3: Dê uma estrutura a sua série

Organize sua série em uma estrutura coerente. Você pode vincular seus ebooks:

  • Em torno de um tema. Esta é a maneira mais ineficaz e fácil de conectar uma série. Por exemplo, em nosso caso fictício poderíamos criar uma série em torno de “Publicação na Amazon”;
  • Como um curso online progressivo, com cada ebook agindo como um módulo autônomo dentro do curso. Por exemplo, uma série sobre a obtenção de clientes freelance poderia começar com um ebook sobre “Obtendo seu primeiro Cliente como Freelancer” e avançar até um outro ebook “O que fazer quando você tem muito trabalho (Como Iniciar uma Agência)”;
  • Em torno de um problema específico a partir de uma série de perspectivas. Por exemplo, você poderia escrever uma série de ebooks sobre mídias sociais para donos de restaurantes, incluindo “Twitter para proprietários de restaurantes” e “Facebook para proprietários de restaurantes“;
  • Você também pode pensar em seus ebooks como uma “caixa de ferramentas” com dicas para ajudar seus leitores a criar um negócio ou como um conjunto de guias para ajudá-los a alcançar um objetivo desejado

Passo 4: Escreva

Agora você pode escrever seu ebook. Embora, tecnicamente, a escrita não seja a etapa final, escrever é o que você tem feito através de todas as etapas.

Enquanto escreve, você provavelmente terá ideias para outros ebooks. Mantenha um bloco de notas sempre acessível para anotar estas ideias.

Acima de tudo, lembre-se de desfrutar o processo de escrita. Seus leitores perceberão sua paixão.




Comente