5 dicas simples para seu ebook começar a vender

(Atualizado em: 28 de abril de 2017)

Esses 5 passos simples podem ajudar a impulsionar suas vendas de seus ebooks na Amazon.

Com quase 5 milhões de ebooks disponíveis, além de um número ainda maior de livros de bolso listados na Amazon, não é de admirar que seu ebook possa estar perdido na multidão.

Claro, uma promoção pode ajudar um pouco, mas a maioria das vendas de ebooks são feitas a leitores que pesquisam na Amazon, ou outros varejistas. Portanto, a chave para melhorar as vendas de seus ebooks é fazer com que seu livro digital não só seja mais fácil de encontrar, mas também mais tentador para ser comprado.

Então vamos apresentar algumas mudanças simples que irão melhorar suas chances.

Dica 1. Altere suas duas categorias

Na Amazon, bem como na maioria dos outros sites de auto-publicação, você pode escolher duas categorias (gêneros) para o seu ebook. Se seu livro está atualmente listado em boas categorias, então é hora de pesquisar para encontrar categorias-nicho muito mais estreitamente focadas.

Por exemplo, listar seu ebook em “Kindle eBooks > Romance” é uma maneira infalível de ter seu livro perdido entre centenas de milhares de outros ebooks.

Uma melhor opção seria “Kindle eBooks > Romance > Terror”, uma vez que, assim, você reduz o número de títulos concorrentes.

Mas, ainda melhor, é aprofundar ainda mais, para uma lista como, por exemplo, “Kindle eBooks > Literatura e Ficção > Literatura Ficção > Romance”. Esta categoria dará ao seu ebook uma chance muito maior de ser encontrado.

Ao selecionar suas duas categorias, meu conselho é ir o mais profundo possível e evitar categorias amplas a todo custo.




Dica 2. Encontre e use palavras-chave melhores

Ao publicar seu ebook, você pode adicionar sete palavras-chave no KDP.

As palavras-chave podem ser uma única palavra ou uma frase curta. Por isso, não é nenhuma surpresa que frases curtas funcionem melhor. Para encontrar palavras-chave, use o campo de pesquisa da Amazon e veja os resultados e, em particular, a lista suspensa de sugestões. Estas sugestões são termos que as pessoas têm usado na Amazon e, por isso, selecionando um desses termos, você melhora as chances de seu eboook ser encontrado nas pesquisas.

No entanto, algumas palavras-chave simples têm um uso surpreendente. A Amazon lista muitas palavras-chave que, quando usadas com a categoria certa, possibilitam que seu livro seja listado em uma terceira ou mesmo quarta categoria.

Por exemplo, se o seu livro está listado em “Ficção Histórica”, adicionando a palavra-chave, “medieval”, a Amazon dará ao seu ebook uma categoria adicional: “ficção histórica / Medieval”.

Dica 3. Elimine o conteúdo desnecessário

Os compradores de ebooks precisam ser atraídos imediatamente. Para isso a Amazon possibilita que baixem uma amostra grátis (opção Dê uma Olhada) que corresponde a uns 10% do conteúdo do ebook.

Dicas de marketing para vender ebooks

Então, não perca seu tempo aborrecendo um leitor em potencial com um ebook com páginas iniciais cheia de créditos, agradecimentos a sua família, um prólogo, um prefácio ou qualquer outro texto que possa fazer com que o leitor clique em “Fechar visualização”.

Atraia seus potenciais leitores fazendo com que mergulhem imediatamente no capítulo 1 do ebook, na história, no texto principal.

Se você, de fato, deseja incluir esse conteúdo ao seu ebook, mova-o para a parte final do ebook.

Dica 4. Mude sua capa

Você pode amar a capa do seu ebook, mas ela realmente potencializa as vendas?

Reserve um tempo para analisar que livros que estão vendendo bem em seu gênero. Como a capa de seu ebook se compara às capas dos livros concorrentes?

Às vezes, algo tão simples como a cor predominante de uma capa pode fazer uma enorme diferença. Por exemplo, se o seu ebook é sobre história de terror, analise as capas de títulos populares. Eles são principalmente escuros, pretos. Se a capa do seu ebook for verde azeitona, então é hora de mudar sua capa.

Novamente, se você comprar uma capa, pergunte ao designer se ele pode fazer duas ou três versões, mas com diferentes cores de fundo para que você possa experimentar.

Dica 5. Repita os passos 1 e 2

Continue a fazer experiências com categorias, mas o mais importante, com palavras-chave, até atingir o sucesso.

Se uma de suas palavras-chave não fizer com que seu livro seja listados entre os cinquenta títulos principais para a busca dessa palavra-chave, então procure uma palavra-chave melhor. Se uma palavra-chave listar o seu livro no top 50, mantenha-a.

Comente