Encontre potenciais leitores para o seu ebook

(Last Updated On: 3 de abril de 2017)

Onde encontrar dados estatísticos sobre leitores de ebooks?

Se você publicar independentemente um ebook na Amazon verá que essa plataforma não dá qualquer informação sobre quem pré-visualiza, lê ou compra seus livros digitais.

Isso é muito frustrante. Torna-se praticamente impossível formular um plano de marketing sensato quando você não tem ideia sobre quem ou qual o seu mercado potencial ou de onde vem os seus potenciais leitores.

Claro, a Amazon informa quantos ebooks você vendeu e através de qual loja (Brasil, Estados Unidos, Espanha etc). Mas você pode desejar saber se vendeu mais livros no Brasil do que em Portugal…

Também gostaria de saber um pouco sobre a idade, faixa de renda e sexo dos meus leitores.

Mas, claro, essas informações não estão disponíveis no site do Amazon KDP. Então, como ter acesso a este tipo de informação relevante sobre o seu potencial mercado de leitores?




A resposta é surpreendentemente fácil se você tem um site ou blog

O Google Analytics é uma verdadeira mina de informações sobre as pessoas que visitam seu site ou blog. E que, portanto, estão logicamente interessadas em você e no seu trabalho como escritor(a). Essas pessoas são potenciais leitores de seus livros.

Com esses dados você pode aprimorar o seu marketing para determinadas regiões geográficas e demográficas que têm mostrado interesse no que você está escrevendo. Imagine pagar R$500,00 de publicidade pay-per-click aleatória, quando você pode vender mais ebooks gastando R$ 50,00 em anúncios segmentados.

Comente