Escolhendo um formato de ebook: padrão ou layout fixo?

(Atualizado em: 25 de abril de 2017)

O primeiro passo para transformar seu livro em um ebook é decidir qual formato é mais adequado para o seu projeto. Existem dois tipos principais formatos para ebooks: formatos padrão e formatos de layout fixo.

É importante entender as características de cada um deles antes de decidir qual formato você gostaria para o seu ebook.

Arquivos de ebook de layout padrão (mobi ou ePUB) podem ser enviados para todas as livrarias online e vão funcionar no maior número possível de dispositivos de leitura.

Arquivos de layout fixo podem ser enviados para as seguintes livrarias online: Amazon (KF8), ePUB3 (Apple, Google, Kobo). Estes ebooks são projetados para dispositivos e aplicativos que podem exibi-los corretamente. Assim, um ebook com layout fixo não vai ser apresentado (tal como desejado) se for lido em dispositivos de leitura como, por exemplo, modelos do Kindle ou Kobo que são projetados para mostrar ebooks que são principalmente texto.

Então, qual solução adotar? Para a maioria das publicações essa é uma decisão muito simples:

  • títulos de ficção (exceto livros altamente ilustrados para crianças) e títulos de não-ficção, como biografias, memórias, títulos históricos e guias de negócios, são quase sempre desenvolvidos como formatos padrão;
  • livros ilustrados para crianças, livros de receita ou de culinária, livros fotográficas são geralmente produzidos usando formatos de ebook de layout fixo.

No entanto, para alguns livros, decidir que layout adotar pode ser uma escolha mais difícil, pois o conteúdo pode funcionar ou em formatos padrão ou em formatos de layout fixo.

NOTA IMPORTANTE: a Amazon recentemente passou da excluir ebooks de layout fixo nos quais o texto é considerado muito pequeno (4mm).

As informações a seguir são destinadas a ajudar você a entender as diferenças entre as duas abordagens e decidir que tipo de ebook é mais adequado para o seu projeto.

Formato padrão

Também conhecido como ebooks fluidos, os formatos padrão são o tipo mais comum de ebooks. São adequados para publicações compostas, principalmente, de texto e têm layout de página bastante simples. Praticamente todos os ebooks de ficção e não-ficção (como biografias, livros de negócios, memórias) são produzidos como formatos padrão.

Os dois formatos mais comuns de ebook padrão são:

  • Mobi para Amazon Kindle
  • ePUB para todos os outros principais dispositivos de leitura, incluindo o iPad da Apple e o iPhone, o Kobo e o Google Play.

Exemplos de páginas com formato ebook padrão são mostrados abaixo.

ebook de layout fluido

Formatos padrão podem incluir imagens (em cores ou em tons de cinza), fontes incorporadas, tabelas, listas com marcadores e texto formatado. No entanto, a aparência desses elementos (além dos recursos padrão como, por exemplo, o tamanho da fonte), vai depender do dispositivo ou da plataforma na qual o ebook está sendo lido, bem como das configurações pessoais da pessoa que lê o livro.

Formatos de layout fixo

eBooks de layout fixo são muitas vezes utilizados em projetos onde o layout da página é mais complicado do que uma única coluna de texto ou onde o conteúdo deve estar precisamente colocado no layout. Os exemplos mais comuns do uso de layout fixo são livros de culinária, relatórios de empresas, livros infantis ilustrados e publicações técnicas.

Os três formatos mais comuns de ebooks de layout fixo são:

  • KF8 para Amazon Kindle
  • ePUB3 para a Apple, Google e Kobo

Nem todas as livrarias online aceitam ebooks de layout fixo. Por isso, se você busca alcançar a maior distribuição possível para seu ebook (se isto é algo vital para você), então, pode ser melhor optar por uma abordagem de formato padrão.

Abaixo está um exemplo de página de ebook de layout fixo:

layout fixo

O formato de layout fixo proporciona muito mais controle sobre o layout de cada “página” do ebook. Mas, ao contrário dos formatos padrão, esses formatos de layout fixo não dão ao leitor todas as opções para alterar as fontes, tamanho do texto, espaçamento entre linhas ou margens.

Na maioria dos dispositivos de leitura, o leitor pode mudar o modo de exibição de retrato para paisagem, ou de página única para duas visualizações por página, ou ainda aproximar ou afastar o conteúdo. Mas não podem alterar o layout do conteúdo da “página”.

Que formato é ideal para você? A comparação dos benefícios e limitações

Formatos padrão

Prós:

  • oportunidades de distribuição. São aceitos pela maioria das plataformas e dispositivos;
  • dão ao leitor controle sobre a exibição do texto;
  • normalmente possuem arquivos menores (o que significa baixas taxas de download da Amazon);
  • são geralmente mais baratos para produzir;
  • mais rápidos para atualizar.

Limitações:

  • só suportam layouts de página simples (sem multi-colunas ou conteúdo posicionado de forma absoluta);
  • pouco controle sobre os linhas órfãs ou viúvas. O leitor controla o tamanho do texto, a fonte, o espaçamento entre linhas e as margens e, assim, a quantidade de conteúdo visível será diferente entre os dispositivos e de pessoa para pessoa;
  • suporte limitado para a incorporação de fontes específicas.

Formatos de layout fixo

Prós:

  • total controle sobre o layout da página, por isso podem incluir;
    – conteúdo multi-coluna;
    – texto posicionado sobre imagens;
    – fundos coloridos;
    – imagens de sangramento total;
  • excelente suporte para a incorporação de fontes (a depender do software do dispositivo de leitura);

Limitações:

  • distribuição restrita entre livrarias online;
  • tamanhos de arquivos maiores (então, as taxas de download da Amazon podem ser maiores);
  • problemas de legibilidade com pequeno conteúdo em alguns dispositivos;
  • normalmente mais caros para produzir e atualizar.

Solicite um orçamento para o seu livro

Se você gostaria de nos contratar para converter seu livro em ebook formatos padrão ou de layout fixo, por favor visite nossa página de Serviços e preencha o nosso formulário de solicitação de orçamento ou entre em Contato e envie seus arquivos para nós, juntamente com uma explicação sobre os serviços de que necessita.




Comente