Livro de capa comum na Amazon

(Atualizado em: 9 de junho de 2017)

Há uma nova opção para você publicar seu livro na Amazon KDP: Capa Comum (ou livro impresso, na verdade).

A Amazon decidiu canibalizar seu próprio ramo de impressão sob demanda (a CreateSpace) e passou a oferecer aos autores do KDP uma opção para publicar livros diretamente no painel do KDP. O serviço ainda está em fase de teste (beta).

capa comum na amazon

Mas, por enquanto, há pouco incentivo para fazer isso em livros que já estão impressos via CreateSpace. As opções são limitadas: não há distribuição alternativa, nem cópias gratuitas para autores.

As taxas de royalties de livros com capa comum são 60% do preço sugerido menos os custos de impressão, os impostos e as retenções aplicáveis.

A interface para publicação é uma combinação das opções do KDP e do CreateSpace. A interface apresenta sua configuração usual (já preenchida com as informações da versão do seu ebook).

Se você tiver o ebook configurado, não há nada para você fazer aqui além de aprovar e clique em “Salvar e continuar”.

Se você já tiver o livro publicado no CreateSpace, o item “Livros do CreateSpace” (imagem acima) é onde você deve informar isso à Amazon.

Escolha “Não” se você estiver publicando o livro pela primeira vez em qualquer plataforma. Escolha “Sim” se o livro foi publicado anteriormente no CreateSpace. Neste caso, você deverá fornecer o ISBN e o nome do selo editorial do livro na página seguinte. Também será preciso confirmar que você é o proprietário do livro fazendo login em sua conta CreateSpace.

Assim a Amazon poderá importar, automaticamente, todas as configurações do livro do CreateSpace para você (embora, no momento, não existam vantagens para fazer isso).

Na página seguinte (se você não importou as configurações do CreateSpace), você terá um monte de opções a escolher. Os custos de impressão são praticamente os mesmos, exceto a diferença para livros em cores e preto e branco.

Como o KDP imprime o seu livro com capa comum sob demanda, o custo de impressão é deduzido dos royalties do livro somente quando clientes o compram da Amazon ou de sites parceiros. O custo de impressão depende da loja da Amazon na qual o seu livro com capa comum foi comprado.

Como afirmei, o custo de impressão varia de acordo com o número de páginas e o tipo de tinta (tinta preta ou colorida).

Mas, o acabamento da capa, as configurações de sangria e as dimensões finais do livro não afetam o custo de impressão.

custos da capa comum

No topo da página seguinte você poderá atribuir o seu próprio ISBN (ou deixar Amazon atribuir um para você).

Em seguida, você poderá iniciar o criador de capas (caso você não tenha uma capa já desenvolvida por você mesmo ou por um designer).

A seleção de layouts e cores é limitada. Eu certamente aconselho que você crie ou contrate sua própria capa, pois a qualidade é importante.

Após enviar o conteúdo PDF do texto e a capa, você deve aprovar tudo.

Atenção, pois muitas vezes o editor da Amazon encontra um grande problema: o conteúdo PDF pode não se encaixar no tamanho da impressão. Por isso, sugiro que você não salve como PDF a partir do Word.

A página final, como sempre, serve para você definir o preço.

Estranhamente, a Amazon não consegue vincular automaticamente as versões “capa comum” e ebook. Espero que seja apenas uma questão de tempo, ou do serviço em fase beta.




Resumo
Livro de capa comum na Amazon
Título do Artigo
Livro de capa comum na Amazon
Descrição
Há uma nova opção para você publicar seu livro na Amazon KDP: Capa Comum (ou livro impresso, na verdade).A Amazon decidiu canibalizar seu próprio ramo de impressão sob demanda (a CreateSpace) e passou a oferecer aos autores do KDP uma opção para publicar livros diretamente no painel do KDP. O serviço ainda está em fase de teste (beta).
Autor

Comente