Publicação independente: tendências 2017

Esta postagem apresenta uma lista com as 7 principais tendências na publicação independente para os próximos meses.

1. A maioria das vendas de ficção virá de ebooks

É provável que o número de leitores de ebooks continue a crescer.

Mais leitores de ebooks significa mais vendas de livros eletrônicos. Isso significa que se você estiver escrevendo ficção, promover seus ebooks é a atitude correta a tomar.

O que isso significa para você: se você é um autor ou autora de ficção iniciante, publique seu trabalho como um ebook. Essa é uma maneira acessível e fácil de entrar no mercado. Se você é um autor de ficção já experiente, continue focando seu tempo, recursos e orçamento na promoção de vendas de ebooks.

2. Autores independentes e pequenas editoras dominarão o mercado

As pequenas editoras, os autores independentes e a Amazon representam mais de 50% da participação no mercado.

Isso mostra uma mudança contínua na percepção dos leitors: um livro não precisa ser tradicionalmente publicado ou estar disponível em livrarias físicas para ser considerado legível.

O que isso significa para você: a concorrência para autores e autoras independentes vem vindo cada vez mais de outros autores independentes. Dado que a maioria dos autores estabelecem preços de seus títulos em torno de R$5,99 (ou menos), o preço por si só é um fator que a cada dia está sendo menos eficaz na aquisição de livros por parte dos leitores. Então, o marketing de seus livros se torna mais importante.

3. O Kindle Unlimited continuará a crescer

Para o seu leitor médio, o serviço Kindle Unlimited é uma opção óbvia e vantajosa. E o modo como a Amazon divulga e comercializa o serviço para os leitores o torna ainda mais atraente, ou seja, dizendo aos leitores que um ebook do Unlimited é “gratuito” se forem assinantes.

O que isso significa para você: esteja ciente de como o programa pode afetar você à medida que mais e mais leitores optam pelo Kindle Unlimited, uma tendência que certamente diminuirá as vendas unitárias de seus ebooks.




4. O marketing determinará quem vende mais

Todos sabemos que escrever um livro é apenas metade da batalha. Em um mercado cada vez mais cheio de livros eletrônicos, autores bem sucedidos são autores que investem tempo e dinheiro comercializando seus ebooks.

O que isso significa para você: reserve tempo e o dinheiro para comercializar seu ebook, pois isso é tão importante como reservar um tempo para escrever. Crie um plano de marketing com um orçamento mensal correspondente para os primeiros 6 meses do ano e execute nesse plano. Aproveite a eficácia do marketing por email, enviando emails regulares para sua lista de leitores.

5. A eficácia dos anúncios do Facebook irá diminuir

Em 2016, os anúncios no Facebook continuaram a ganhar popularidade entre todos os negócios, grandes e pequenos. Com isso, a maior demanda por anúncios no Facebook levou a custos crescentes na plataforma, o que fez sua eficácia diminuir.

O que isso significa para você: diversifique suas técnicas de marketing e não tenha medo de testar e tentar novas opções.

6. O mercado de leitores internacional oferece oportunidades de crescimento

Mais autores e autoras independentes encontrarão públicos fora dos mercados de língua portuguesa.

Embora ainda exista margem de crescimento nos mercados lusófonos, existem diversos outros mercados em todo o mundo. Muitos autores brasileiros que publicam em inglês estão começando a ver o potencial de crescimento nesses mercados.

O que isso significa para você: considere publicar seus ebooks para o público internacional em língua inglesa. A Babelcube é uma boa opção para começar.

7. Colaboração mútua entre autores

Os autores tenderão a colaborar mutuamente em promoções. Seja por meio de antologias e amostras grátis, os autores e autoras encontrarão o sucesso quando entenderem que promover um ebook não é um jogo de soma zero.

Em teoria econômica, “um jogo de soma zero” se refere a jogos em que o ganho de um jogador representa necessariamente a perda para o outro jogador.

O que isso significa para você: conheça outros autores do seu gênero para ver se alguém está interessado em trabalhar junto com você para promover seus livros digitais.

Resumo
Publicação independente: tendências 2017
Título do Artigo
Publicação independente: tendências 2017
Descrição
Esta postagem apresenta uma lista com as 7 principais tendências na publicação independente para os próximos meses.
Autor
Nome do editor
Como Publicar eBooks

Comente