Como os autores independentes dominam o KDP Select

Quando publiquei o meu primeiro ebook na Amazon, me inscrevi no programa KDP Select.

Obtive muitos downloads que colocaram o livro entre os 10 mais baixados na categoria “Design”. Mas, depois que a oferta acabou, minhas vendas despencaram.

E como não obtive comentários, especulei que a minha experiência usando o Select tinha sido um fracasso.

No entanto, depois de estudar o marketing dos autores independentes mais bem-sucedidos na Amazon, descobri que os autores que chegaram ao status de best-seller já haviam publicado tradicionalmente e já tinham uma base de fãs e seguidores, enquanto os autores novatos lançavam vários livros em um curto período de tempo.

Então, o que isso tem a ver com dominar o KDP?

Tamanho importa

Aparentemente, quando se trata do período de gratuidade do KDP Select, alguns autores estão usando suas listas de email, bem como seus pequenos contos, para promover seus trabalhos atuais.

Usando listas de email e pequenos contos (ou romances) como um “cordeiro sacrificial”, eles mantêm o impulso de marketing do Select por muito mais tempo.

É uma estratégia brilhante. O autor deve sempre ter 1 ou 2 dos seus ebooks, em qualquer momento, cadastrado no programa KDP Select. E isso, por sua vez, aumenta suas vendas para seus outros livros (aqueles que não estão no Select).

Como maximizar o seu potencial máximo no KDP Select

• Escreva ebooks mais curtos, como em um conto, ou história curta. No entanto, certifique-se de classificar seu trabalho corretamente, pois alguns leitores odeiam ebooks com menos de 2.000 palavras;

• Tenha vários ebooks no programa KDP Select e defina as datas para dias diferentes. Assim essas promoções de livros estarão trazendo vantagens para você durante todo o ano;

• Adicione uma página de vendas ao seu ebook com links, trechos e fotos de capa de livros que direcionem os leitores para os seus outros trabalhos à venda na Amazon;

• Incentive os leitores a se inscreverem na sua lista de email (se você tiver uma) para ganharem brindes (capítulo exclusivos, infográficos etc) e descontos exclusivos;

• Quando terminar o período de gratuidade, reduza o preço do ebook para que ele seja atraente o suficiente para ser uma compra de impulso. Em seguida, cadastre novamente no KDP Select após completar os 90 dias e repita o ciclo.




Armadilhas e como evitá-las

Contudo, é preciso ter cuidado ao fazer isso.

Se você escreve livros do gênero mistério, por exemplo, ou uma história curta sobre vampiros, promover o livro não funcionará.

No entanto, se você escreveu um pequeno conto (que servirá como amostra) sobre um personagem de um dos seus ebooks do gênero mistério, então logicamente, isso deixará os leitores querendo mais.

Além disso, pode demorar um pouco para compilar várias histórias curtas. Definitivamente, levará tempo e pode desviar você para longe de projetos maiores (que pagam melhor).

Lembre-se que esta é uma estratégia de longo prazo e não uma gratificação instantânea. Se feita corretamente, essas histórias curtas podem gerar vendas indefinidamente.

Outra questão que deve ser considerada é o fato de a Amazon poder mudar seus termos de serviço no futuro, possivelmente tornando mais difícil utilizar o programa KDP Select. Não faz muito tempo, havia um rumor de que a Amazon iria proibir ebooks com menos de 2.500 palavras, mas isso acabou por se revelar um boato.

No entanto, isso não parou a enxurrada de discussão e críticas de autores e leitores sobre ebooks sem conteúdo.

Resumo
Como os autores independentes dominam o KDP Select
Título do Artigo
Como os autores independentes dominam o KDP Select
Autor
Nome do editor
Como Publicar eBooks na Amazon

Comente