Quem vai querer ler seu ebook auto-publicado?

(Atualizado em: 6 de setembro de 2017)

Muitos autores afirmam: “Não, eu não quero ter meu livro publicado de forma independente”.

Muitos garantem que livros tradicionalmente publicados têm mais valor e conceito junto aos leitores.

Na verdade, isso é um erro. Há alguns livros independentes muitos bons, assim como também existem alguns livros publicados tradicionalmente que são péssimos e repletos de incorreções e baixo layout.

O que isto significa?

Eu acho que isso é uma ótima notícia para autores e autoras independentes, pois:

  • no início, os editores tradicionais e revisores de livros profissionais simplesmente ignoravam os livros auto-publicados ou independentes;
  • a auto-publicação cresceu tremendamente. Há muitos milhões de livros auto-publicados vendidos e lidos a cada ano, com uma participação de mercado muito significativa;
  • nós, autores e autoras independentes, finalmente chamamos a atenção dos editores tradicionais;
  • isso talvez não seja apenas uma mensagem para os autores. Os editores percebem cada vez mais que os leitores gostam de livros auto-publicados;
  • os editores tradicionais não só querem mais leitores: eles também querem que os melhores autores independentes.

O que é evidente é que estamos vendo muitos artigos sobre vários aspectos da auto-publicação (ou publicação independente) nas grandes publicações nos últimos anos. A auto-publicação está ganhando mais e mais impulso.

Quem vai querer ler livros independentes?

Eu. Claro, obviamente não consigo ler todos os livros publicados de maneira independente.

Mas eu leio vários livros auto-publicados todos os anos. Também leio alguns clássicos, porque acredito que ler estes é valioso para escrever bem.

Mas eu não sou o único leitor que apoia a auto-publicação.

Existem centenas de milhares (talvez milhões) de autores e autoras independentes por aí. Muitos desses autores leem livros. Nem todos, mas muitos gostam de apoiar a auto-publicação lendo outros livros de autores independentes.

Estes autores auto-publicados têm famílias, amigos, conhecidos e colegas de trabalho que também apoiam o mercado da auto-publicação.

Existem centenas de milhares, talvez milhões, de autores que foram rejeitados por editores, revistas e jornais. Muitos autores rejeitados optam por investir dinheiro em livros auto-publicados.

Muitas pessoas encaram os editores tradicionais como empresas. E adivinhe: elas estão certas… Esses editores são empresas que encaram a escrita como a principal prioridade. Ou é a prioridade financeira?

Com isso em mente, há muitos leitores dispostos a dar aos autores independentes uma chance, esperando encontrar uma escrita artística (“a arte pela arte”), não a arte dos negócios.

Muitas pessoas não querem ler o que é popular. Muitas sim: os livros mais vendidos vendem um número insano de cópias. Muitas pessoas navegam nas listas dos best-sellers, esperando que esses livros sejam melhores. Mas há milhões e milhões de leitores e, portanto, um número significativo que prefere ler o que não é popular. Esses leitores leram livros populares e, por qualquer motivo, não os apreciaram. Talvez eles gostem de um livro escrito para uma audiência de nicho muito menor.




Resumo
Quem vai querer ler seu ebook auto-publicado?
Título do Artigo
Quem vai querer ler seu ebook auto-publicado?
Autor
Nome do editor
Como Publicar eBooks na Amazon

Comente