Devolução de ebooks Kindle: você deve se preocupar?

Quando comecei a vender ebooks na Amazon, não me lembro de ter dado muita atenção à coluna de “unidades reembolsadas“.

Então, quando comecei a vender mais e mais ebooks, apareceu um número. O quê? Como alguém pode ter solicitado o reembolso de um dos meus ebooks?

Devolução de ebooks na Amazon Kindle

Depois, eu simplesmente não me importei.

Mas o que isso significa? Deveria me preocupar?

A resposta rápida provavelmente é “não”.

Mas mas vou adicionar uma ressalva no final desta postagem. Por isso, continue lendo.

Primeiro, falando como alguém que possui um Kindle, é muito fácil comprar ebooks (através da opção “1-clique) diretamente do seu dispositivo. O Kindle prontamente pergunta se a compra um erro e se você quer devolver o ebook. O meu palpite, com base no fato de que os reembolsos dos meus livros geralmente ocorreram simultaneamente com novas vendas, é que isso é o acontece na maioria das vezes.

Também é possível que alguém solicite um reembolso à Amazon, sem dar explicações. O leitor-comprador tem até 7 dias para solicitar o reembolso. Eu, como leitor, já fiz isso uma vez, quando o conteúdo do ebook não correspondeu efetivamente À descrição do livro na página de vendas da Amazon.

Dado o quão fácil é devolver ebooks na Amazon, estou surpreso por não ter mais reembolsos. Afinal, devolver um ebook é muito menos incômodo do que devolver um livro físico.

Então, para responder a pergunta original (você, autor ou autora, deve se preocupar com os reembolsos) digo que “não”. Reembolsos acontecerão inevitavelmente.

O que fazer se a taxa de reembolso for alta

Se você tiver uma alta taxa de reembolso isso pode significar que vale a pena analisar a(s) causa(as).

Aqui estão algumas coisas a verificar:

  • se o seu ebook não é muito extenso, essa é uma característica que vale salientar aos leitores. Para histórias e romances curtos, vale a pena mencionar a contagem de páginas (no Word for Windows);
  • a descrição do livro combina bem com a história? Se o ebook é descrito como sendo um livro de aventura cheia de ação, há realmente muita ação no livro? Ou, se for um ebook do gênero erótico, há muitas cenas de sexo explícito? Então, neste caso, é bom deixar claro que as coisas vão ficar quentes e pesadas;
  • você revisou profissionalmente o livro? Se você não puder pagar isso no início, considere contratar (na segunda edição) um revisor uma vez que você está vendendo exemplares suficientes para cobrir as despesas;
  • a formatação foi bem feita? Se você simplesmente enviou um arquivo do Word e deixou a Amazon lidar com a conversão automaticamente, isso pode ser um problema e um motivo para os leitores solicitarem reembolsos.



Resumo
Devolução de ebooks Kindle: você deve se preocupar?
Título do Artigo
Devolução de ebooks Kindle: você deve se preocupar?
Descrição
A devolução de um ebook Kindle por parte dos leitores clientes é prejudicial para a reputação de um autor? Veja a resposta e as dicas nesta postagem.
Autor
Nome do editor
Como Publicar eBooks na Amazon

Comente